Os serviços baseados em localização prometem ser a sensação dos celulares em 2005

Desde o milênio passado eu leio em publicações especializadas e escuto de alguns executivos mais otimistas do ramo a seguinte afirmação: “Neste próximo ano veremos o “boom” dos serviços de LBS (Serviços baseados em localização) na telefonia móvel”.

pag20 1 LBSDepois de assistir muito “Powerpoint” e pouca ação nestes quase 5 anos que se passaram, chegou a minha vez de afirmar: 2005 será sim o ano em que os serviços de localização na telefonia celular começarão a fazer parte do dia-a-dia do brasileiro.

O motivo desta afirmação é bastante simples: o lançamento e proliferação dos aparelhos de telefonia celular equipados com GPS, ou A-GPS (GPS assistido) pela rede de telefonia móvel. Celular com GPS??? Isso mesmo! Logo poderemos ouvir as pessoas perguntarem aos outros: “O seu celular tem LBS? Então me autoriza aí a localizá-lo!”.

A localização via GPS aliada à telefonia móvel, quando obter massa crítica de usuários, criará um novo paradigma, que representará uma mudança quase tão relevante quanto a popularização dos telefones móveis que assistimos nos últimos 10 anos.

Para quem não conhece, alguns dos serviços de localização que já existem hoje na Europa e na Ásia sairão agora dos nossos “PowerPoints” e estarão disponíveis no mercado brasileiro, nestes celulares equipados com GPS.

O primeiro e mais trivial dos serviços, chamado de “Friend Finder” no exterior, poderá ser denominado, por exemplo “Localizador de pessoas”. Em suma, você poderá localizar seu filho, sua esposa, seu marido, ou qualquer outro indivíduo que possua um destes aparelhos e tenha lhe autorizado previamente a achá-lo. Bastará acionar a opção no seu celular, escolher quem você quer localizar, e um sinal é enviado ao aparelho desejado. Em poucos instantes o endereço completo em que aquele aparelho encontra-se no momento aparece no visor, junto com um mapa, se você assim desejar.

Outro serviço que pode ajudar muito em situações de apuro é um que poderá ser intitulado “Estou perdido, onde estou?”. Com o seu celular, através do GPS, você saberá exatamente onde está, poderá visualizar mapas e pontos de referência da região.

As aplicações que envolvem Pontos de Interesse também prometem ser bastante úteis e relevantes quando aliadas a localização. Um “Guia de Lazer e Serviços Úteis” pode ser uma mão na roda: digamos que você esteja fora de casa e precise de uma farmácia ou ir a um Banco 24 horas. Nada mais sensato do que buscar o mais próximo. E já que você agora é “rastreável” pelo seu próprio telefone celular, este tipo de busca será transparente e inteligente.

Rotas ponto-a-ponto detalhadas e serviços do tipo “Navegador de Bordo” também são aplicações de grande interesse para moradores e visitantes de grandes metrópoles. Abra seu celular, digite o endereço a que deseja chegar e deixe o seu telefone guiá-lo até o seu destino através de comandos de voz.
pag21 1 LBS
O que mais empolgaos profissionais da nossa área, é que a tecnologia GPS e a possibilidade de podermos rastrear pessoas sairão do universo restrito que hoje as abrigam e estarão presentes em um dispositivo que a maioria da população economicamente ativa carrega consigo para todo lugar. Isso fará com que esta tecnologia fantástica esteja acessível para um público nunca atingido, inclusive para aqueles usuários que se classificam como “avessos à tecnologia”.

Não é difícil imaginar as novas situações que este novo cenário trará para as nossas vidas, tanto no lado pessoal como profissional. No âmbito corporativo, os celulares com GPS gerarão infinitas aplicações, aumentando a eficiência dos negócios e produtividade das equipes de campo ainda mais. Localizar automaticamente a viatura mais próxima para atender um chamado ou o vendedor mais próximo para tirar um pedido no cliente serão situações comuns na maioria das empresas.

É claro que este novo cenário não trará só boas notícias. Questões relativas à privacidade liderarão polêmicas e discussões em torno do tema. No início, como qualquer novidade em qualquer indústria, os valores cobrados pelos serviços serão mais altos do que esperamos. Mas o que importa é que o saldo de tudo isso será muito positivo! Viva 2005! Agora sim! Que venham os serviços de localização!

Guilherme Maia Gomide
Diretor geral e um dos fundadores da MapLink, empresa que presta servicos de localizacao e roteirizacao em todo Brasil.
guilherme@maplink.com.br