Criminosos e agressores em potencial passarão a ser vigiados 24 horas por dia pela polícia britânica.

A novidade, batizada de "prisão sem grades" está sendo testada em Manchester, Hampshire e na região de West Midlands e impedirá, por exemplo, que conhecidos pedófilos possam aproximar-se de escolas e parques infantis.

Antes de serem soltos, a polícia colocará nos criminosos um dispositivo eletrônico de monitoramento via satélite (GPS) capaz de acompanhar todos os seus passos. Inicialmente, o sistema será implantado em 125 ex-condenados, mas, se der certo, será difundido por toda a Inglaterra e o País de Gales.

O dispositivo é colocado no tornozelo do indivíduo e ativa um alarme na central de polícia caso ele se aproxime de uma área que foi proibido de freqüentar. A novidade pode fazer parte de sentenças comunitárias ou servir como condição para a libertação de condenados.

O ministro do Interior, David Blukett, justificou a medida, dizendo que, deste modo, infratores terão de se manter dentro da lei. "Agora podemos evitar que os delinqüentes voltem ao crime, ao mesmo tempo que damos a eles a oportunidade de servir à comunidade de forma efetiva", esclarece Blukett.