Os principais produtos do mercado relacionados em tabela comparativa

Orientação é a palavra chave para a aplicação de receptores GPS Navegação. Seja em atividades de lazer ou voltadas ao trabalho, esta tecnologia se faz presente desde que sua utilização não necessite de um alto grau de acuracia. Pesca, navegação em rios e baias, caminhadas, escaladas, ou ainda reconhecimento, definição de pontos para uma etapa posterior de rastreio, obtenção da área para cálculo de quantidade de defensivos ou adubos na agricultura, servem somente de exemplo para não citar outras tantas áreas possíveis que recebem seu auxílio.

A classificação destes equipamentos está baseada tanto no critério em relação a sua aplicação como descrito acima ("outdoor adventures"), quanto no tipo de dados proporcionados pelo receptor. Neste último caso, estes equipamentos estariam classificados como: código C/ A ("coarse acquisition") sem processamento do sinal GPS.

A escolha dos receptores analisados recaiu somente sobre os fabricantes que possuem uma presença mais marcante neste segmento de mercado, e conseqüentemente que possuíssem representantes aqui no Brasil.

Mantendo nossa filosofia a todas as tabelas comparativas já elaboradas, observamos que a idéia de reunir estas informações em um único esquema não é julgar ou classificar cada um dos receptores, sendo que cabe ao futuro usuário buscar qual destes atenderá as suas necessidades, seja em função dos recursos que cada um dispõe, seja através de outros parâmetros, tais como: preço, opção por marca, suporte técnico: "in loco" ou remoto e programa de treinamento.

O objetivo desta tabela é condensar informações em um único local, visando subsidiar tecnicamente a avaliação custo x benefício de cada produto pelo futuro usuário, através de informações básicas sobre os recursos de cada um dos receptores.

A metodologia para a elaboração desta tabela consistiu em selecionar funções que o receptor GPS deveria ter para executar as atividades anteriormente descritas ("outdoor adventures"). Uma vez que todos eles cumpriam esta proposta, houve a necessidade de definir outras funções para que fosse possível diferenciá-los uns dos outros, já que esta similaridade de funções aplicava-se tanto a receptores de uma mesma marca quanto a distintos fabricantes. Para tal, fez-se uma busca junto ao material técnico disponível referente a cada um dos receptores diretamente no "site" das empresas fabricantes e não nos revendedores. As informações coletadas foram repassadas para os respectivos campos da tabela previamente selecionados. Por último, observamos que foram excluídos os receptores com fim específico de navegação, como aérea, veículos terrestres, marítima e pesca (acoplados com "sonar").

Esperamos ter ajudado aos futuros usuários na escolha de seu receptor, seja através das informações descritas na tabela ou ainda por despertar o senso crítico quando da análise dela. Caso ainda necessite maiores informações sobre cada um dos produtos apresentados, consta na última linha da tabela a relação das empresas responsáveis pelos produtos com os seus respectivos endereços e telefone para contato.


clique na imagem para amplia-la

Wanderley Kampa Ribas
Engenheiro Cartógrafo
wanderley@esteio.com.br

Jose Alexandre Ferreira da Silva
Engenheiro Cartógrafo
alexandre@esteio.com.br

Silas Sallem Filho
Engenheiro Cartógrafo
silas@esteio.com.br