Tudo indica que já no inicio de 2005 será possível adquirir celulares com GPS em qualquer loja do Brasil. Este sem duvida será o passo definitivo para a popularização dos sistemas GNSS no país, situação já vivenciada em muitos outros no mundo inteiro. No Japão, por exemplo, dos mais de 60 serviços oferecidos por operadoras de telefonia móvel o de localização e indispensável. Um pacote que inclui desde localizar carros, restaurantes e o melhor caminho a percorrer, ate achar namoradas/os, filhos ou amigos.

Este fato histórico também coincide com o avanço de novos sistemas de posicionamento orbital, sendo o mais importante o Galileo. O fato relevante, além de percebermos a autonomia estratégica que fez com que a Europa desenvolvesse o seu sistema, e que uma quantidade enorme de serviços estarão sendo oferecidos a sociedade já nos próximos anos.

Logo teremos GPS em nossos relógios de pulso a preços populares. A pergunta "Qual sua posição?" poderá ser tão comum quanto a antiga "Que horas são?". Que tal termos quebra do sigilo de localização, alem de sigilos bancários e telefônicos? Isto é, descobrir onde o suspeito estava na hora do delito.

Por trás destes avanços, restam os desafios que os desenvolvedores de soluções e integradores de tecnologias já estão tendo. O usuário quer aperfeiçoamento constante. Fora quando começamos a pensar na invasão de privacidade.

Acompanhando a verdadeira revolução que os serviços de localização tem causado em vários mercados como os de lazer, segurança pessoal e corporativa, transportes, salvamento, gestão do meio ambiente, navegação aérea, marítima e terrestre e monitoramento de animais e cargas, a revista InfoGPS tem inovado a cada dia. Exemplo disso e que a partir da próxima edição abriremos um espaço permanente para manter o publico brasileiro informado dos avanços do sistema Galileo. A iniciativa surgiu durante minha visita, no mês de setembro, ao escritório da União Européia, em Brasília. No momento estamos em contatos finais com os técnicos europeus do sistema para definirmos a linha editorial desta divulgação.

Tudo isto para cumprir o objetivo de antecipar ao publico brasileiro as principais novidades das gerações futuras dos sistemas de posicionamento orbital e suas principais mudanças técnicas para atender ao interesse do usuário final.

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro Cartógrafo
Editor
emerson@mundogeo.com.br