A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) concluiu o que afirma ser o mapa topográfico mais completo da Terra.

Após quatro anos de processa-mento de dados coletados por uma missão do ônibus espacial Endeavour, a novidade abrange 80% do total da massa terrestre e revelam, pela primeira vez, grandes extensões da superfície do planeta que em outras missões estavam cobertas por nuvens.

"Esta foi, provavelmente, a mais impor-tante missão científica de caráter topográfico já realizada", disse Michael Kobrick, cientista da missão do Endeavour.

As informações estão disponíveis na Biblioteca do Congresso dos EUA. De muitas áreas, como Austrália e Nova Zelândia, os detalhes topográficos obtidos não têm precedentes. Também foram cobertos muitos dos arquipélagos da Polinésia e da Melanésia que, devido ao nível baixo em relação ao mar são vulneráveis a fenômenos como o tsunami ocorrido em dezembro na Ásia. Os dados da missão mostram quem está sob mais risco e, por isso, poderiam ajudar a refinar os sistemas de alerta.

"Conhecer exatamente para onde vão as águas é vital para mitigar os efeitos de futuros desastres como o maremoto do Oceano Índico", disse o cientista.

Informações na internet:www.nasa.gov