O II Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, realizado de 10 a 12 de novembro, em Aracaju (SE), pela Embrapa Tabuleiros Costeiros – unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em parceria com a Rede Sergipe de Geotecnologias (Resgeo), foi um sucesso. Mais de 300 participantes puderam acompanhar as várias mesas redondas sobre agropecuária e agrometeorologia; planejamento territorial; cartografia e direitos autorais de produtos digitais; recursos hídricos; GIS aplicado à indústria de petróleo; monitoramento ambiental; educação e ensino de geotecnologias.

O objetivo do encontro foi promover o intercâmbio técnico-científico nas áreas de geoprocessamento e sensoriamento remoto entre as diferentes instituições de pesquisa e ensino do Nordeste brasileiro.

O evento superou todas as expectativas e acabou atraindo cerca de 30 empresas públicas e privadas de várias regiões do país. "Viemos no intuito de marcar presença junto com nossos principais clientes – a Embrapa e a Petrobras – mas acabamos fechando bons negócios", destacou Juliano Lázaro, representante da empresa Intersat, de São José dos Campos (SP). Para ele, o alto nível das palestras garantiu o sucesso do simpósio.

Já o representante da empresa Sisgraph, de São Paulo (SP), Gustavo Siqueira, ressaltou a importância do evento na divulgação da Resgeo e das novas tecnologias de geoprocessamento e sensoriamento remoto. "Além disso, fizemos ótimos contatos que podem gerar parcerias com Universidades, Prefeituras, etc", comemorou Siqueira.
O evento teve o apoio dentre outras empresas, da PETROBRAS, do INCRA, da Prefeitura de Aracaju, do IBGE e da Universidade Federal de Sergipe.


O evento recebeu mais de 300 participantes