O Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS) é o novo sistema de referência geodésico para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para as atividades da Cartografia Brasileira.

A mudança foi anunciada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No último dia 25, a Resolução do Presidente do IBGE Nº 1/2005 estabeleceu o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS) – em sua realização do ano de 2000 (SIRGAS2000) – como novo sistema de referência geodésico para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN).

“Estas alterações são fruto do decreto Nº 5334/2005, assinado em 06 de janeiro de 2005 e publicado no dia seguinte no Diário Oficial da União, que deu nova redação ao artigo 21 do Decreto Nº 89.817 – de 20 de junho de 1984 -, que define as Instruções Reguladoras das Normas Técnicas da Cartografia Nacional”, diz uma carta de Luiz Paulo Souto Fortes, coordenador do Projeto Mudança do Referencial Geodésico, enviada para o portal MundoGEO.

Segundo a resolução Nº 1/2005, se estabelece um período de transição não superior a dez anos, onde o SIRGAS2000 pode ser utilizado em paralelo com o SAD 69 para o SGB e com o SAD 69 e Córrego Alegre para o SCN.

“Aproveitamos a ocasião para informar que a nova versão do Banco de Dados Geodésicos, com coordenadas nos sistemas SAD69 e SIRGAS2000, e o novo Modelo de Ondulação Geoidal, também nos dois sistemas, já estão disponíveis no site do IBGE”, completa Fortes. Os endereços são: www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/sgb.shtm e www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/modelo_geoidal.shtm.

Informações do IBGE Mais informações sobre o texto que decretou a mudança para o SIRGAS com explicações sobre o período de transição acesses: www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/pmrg/leg.shtm

Mapeamento com Drones

O uso de drones para mapeamento será tema de dois cursos (básico e avançado) que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP). Confira a programação completa.

Este tema também foi destaque em várias atividades do DroneShow 2018, que aconteceu em maio passado também na capital paulista. Veja um resumo de como foi o evento: