O Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS) é o novo sistema de referência geodésico para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para as atividades da Cartografia Brasileira.

A mudança foi anunciada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No último dia 25, a Resolução do Presidente do IBGE Nº 1/2005 estabeleceu o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS) – em sua realização do ano de 2000 (SIRGAS2000) – como novo sistema de referência geodésico para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN).

“Estas alterações são fruto do decreto Nº 5334/2005, assinado em 06 de janeiro de 2005 e publicado no dia seguinte no Diário Oficial da União, que deu nova redação ao artigo 21 do Decreto Nº 89.817 – de 20 de junho de 1984 -, que define as Instruções Reguladoras das Normas Técnicas da Cartografia Nacional”, diz uma carta de Luiz Paulo Souto Fortes, coordenador do Projeto Mudança do Referencial Geodésico, enviada para o portal MundoGEO.

Segundo a resolução Nº 1/2005, se estabelece um período de transição não superior a dez anos, onde o SIRGAS2000 pode ser utilizado em paralelo com o SAD 69 para o SGB e com o SAD 69 e Córrego Alegre para o SCN.

“Aproveitamos a ocasião para informar que a nova versão do Banco de Dados Geodésicos, com coordenadas nos sistemas SAD69 e SIRGAS2000, e o novo Modelo de Ondulação Geoidal, também nos dois sistemas, já estão disponíveis no site do IBGE”, completa Fortes. Os endereços são: www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/sgb.shtm e www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/modelo_geoidal.shtm.

Informações do IBGE Mais informações sobre o texto que decretou a mudança para o SIRGAS com explicações sobre o período de transição acesses: www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/pmrg/leg.shtm

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição: