Chega a 500 mil o número de aparelhos celulares com serviços de localização via GPS vendidos no Brasil, afirma José Luciano do Vale, gerente de produtos e negócios da Qualcomm, empresa desenvolvedora da tecnologia gpsOne.

O serviço foi lançado comercialmente em janeiro pela operadora Vivo, que é a única a utilizar tecnologia CDMA. Segundo Vale, "em três meses, já houve mais de 140 mil downloads de mapas de localização".

O executivo estima que a demanda por esse produto deve continuar crescendo nos próximos meses, em linha com a evolução desse mercado em âmbito internacional. Segundo ele, o mesmo produto já é oferecido por cerca de 40 operadoras no mundo todo, atingindo um público de 100 milhões de pessoas.

De acordo com Vale, o número de aplicativos, hoje restrito a três no País, também tende a evoluir rapidamente. No Japão, por exemplo, já são mais de 100 diferentes funções. Entre os serviços disponíveis no Brasil, estão os de localização de outras pessoas ou do próprio usuário e de procura de estabelecimentos comerciais. Ele acredita que os serviços de banking, localização de clientes por estabelecimentos comerciais e de segurança (como gerenciamento de frotas), devem ser os próximos a serem incorporados pelo sistema gpsOne no Brasil.