Semana da Geoinformação em São Paulo

140 palestras, 6 tutoriais, 2 congressos, 2 seminários, 2 fóruns, 6 debates e 6 workshops, além de uma feira com mais de 50 expositores que representam aproximadamente 100 marcas brasileiras e internacionais: estes números demonstram o que vai ser o GEOBrasil 2005.

Estou me propondo a informar a vocês leitores os principais destaques do GEOBrasil 2005. Confesso que não é uma tarefa fácil, pois os temas são muito diversos, espalhados por uma extensa programação concentrada em apenas três dias.

A primeira dica é conhecer previamente a programação inteira e planejar a sua participação. Todas as palestras começam às 9 e se encerram às 16 horas. A feira começa ao meio dia e termina às 19 horas. Os workshops de alguns apoiadores e expositores começam às 16:30 e vão até às 18:30 horas.

O acesso é livre para a feira, que terá todas as principais empresas de geotecnologias, onde o visitante poderá conhecer todos os lançamentos da área de GPS, GIS, Imagens de Satélite, Hardware e soluções do setor. Os workshops nos finais de tarde também têm acesso liberado. Alguns são promovidos por expositores, os demais pelas seguintes instituições: INPE, FENEA, ABEC, SELPER, GILA e ISPRS. Estes dois últimos são os destaques. O presidente da ISPRS, o inglês Ian Dowman, já confirmou sua participação.

No GEOBrasil, o evento âncora, um dos destaques será o Painel de GIS, com palestras relacionadas a infra-estrutura de dados espaciais. No GEOInteligência, destinado a área de infra-estrutura, além dos relatos de sucesso do uso do GIS de forma corporativa, o grande destaque será o debate sobre a criação do On-Call na cidade de São Paulo, para gerenciar o subsolo da cidade.

O Georreferenciamento de Imóveis Rurais domina boa parte da programação do ExpoGS/Galileo. Um dos palestrantes especiais será Francisco Salabert, vindo direto da Bélgica para apresentar os avanços do Projeto Galileo. No Seminário GEO Óleo e Gás deste ano como destaque temos as palestras das empresas de gás que irão contar como está o estagio atual de seus sistemas GIS.

O Seminário GEO Escola, promete quebrar paradigmas e revolucionar o ensino da geografia através do relato de experiências bem sucedidas no ensino básico e fundamental. O Fórum ExpoLBS, divulgará as aplicações potenciais do uso corporativo de GPS em celulares e PDAs, nas áreas de vendas, manutenção, seguros e logística.

Finalmente temos os 6 tutoriais destinados ao público que está começando agora na área. Esta atividade, realizada um dia antes (30 de maio) do evento, prepara os participantes a tirarem mais proveito das palestras e da feira.

A dica final é não perder o evento. Mas, se não for possível comparecer, não deixe de acessar o portal MundoGEO e ler a revista pós-evento onde registraremos tudo de melhor que aconteceu no evento.

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro Cartografo
Editor
emerson@mundogeo.com.br