Juiz de Fora é a mais recente cidade a utilizar as geotecnologias com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Lá a Polícia Militar estabeleceu uma parceria com a empresa PLANGEO – Planejamento e Geotecnologia Ltda, a fim de aumentar a eficiência nas ações de combate à criminalidade, através do uso de um software.


Exemplo de mapa produzido pela Plangeo

O Servidor Integrado de Geoinformações da Polícia mações da Polícia Militar (SIG-PM), como está sendo chamado o software, será responsável por uma modernização no processo de registro de ocorrências, já que a atendimento ao local onde foi solicitada uma viatura será muito mais rápido. Segundo informações da PLANGEO, o sistema funcionará por meio de servidor web e o acesso poderá ser feito de qualquer lugar, não precisando estar na sede do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para localizar determinado endereço.

Segundo o Chefe do Estado Maior da 4ª Região da Polícia Militar, o tenente-coronel Hernandes José de Morais, com o SIG, a Polícia poderá localizar ruas, buscando o endereço através do número das residências; fazer o acompanhamento das ocorrências, tendo uma rápida visualização da situação criminal; evidenciar os pontos estratégicos, mostrando onde as viaturas poderão atuar com mais ênfase; além de criar um banco de dados com estatísticas criminais, informando a natureza, o dia, o horário e o local do crime. "Com o programa, poderemos chegar mais rapidamente ao local da ocorrência, o que garante um melhor atendimento ao público", destaca.

Para desenvolver o software, a PLANGEO está utilizando mapas e programas de geoprocessamento que fornecerão informações para o Copom. A empresa já mapeou cerca de 97.700 endereços do município, cadastrando todos os domicílios pelo número.
A previsão de conclusão do projeto é de outubro deste ano.

Informações na internet: www.plangeo.com.br