Internautas podem agora fazer buscas na internet e obter, como resultado, imagens de satélite da América do Norte. O Google Maps, disponível no endereço http://maps.google.com, oferece a facilidade graças à compra, efetuada há dois meses, da companhia Keyhole, que produzia mapas digitais, pelo Portal Google.

Segundo afirma a agência de notícias Associated Press, as imagens de satélite podem preocupar muitas pessoas que têm algo a esconder, mas não há motivo para pânico: a tecnologia permite que o usuário identifique sua casa, por exemplo, mas não é possível detalhar as imagens. "Não há como identificar a placa de um carro ou saber onde uma pessoa estava quando a foto foi tirada", afirmou John Hanke, gerente da Keyhole.

A ferramenta também pode ajudar o internauta que quer encontrar pizzarias em sua cidade, por exemplo. Para isso, ele deve clicar no link "local search", em "maps", e escrever aquilo que busca. Ao escolher o estabelecimento, o Google Maps mostra o endereço e telefone daquele local imediatamente.

"Apesar de a solução ainda estar em versão de testes, ela deve forçar os concorrentes a atualizar seus sistemas, oferecento serviços parecidos", afirmou a Associated Press Greg Sterling, analista do Kelsey Group.

Informações na internet: http://maps.google.com