A Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná assinou no início de março um contrato com o Consórcio GEOAMBIENTE/FOTOTERRA para a atualização do mapeamento cartográfico de todo o Estado em escala 1:50.000. O contrato corresponde ao projeto ParanáCidade, de atualização cartográfica.

"Este contrato significa a consolidação da tecnologia de sensoriamento remoto orbital para atualização cartográfica no Brasil", afirma Luiz Leonardi, diretor da INTERSAT, empresa fornecedora de imagens de imagens de satélite de alta resolução que abastecerá o Consórcio com as imagens do SPOT 5. Estas servirão de base para este mapeamento, projeto que cobre uma área de 235 mil km² de extensão.


Imagem do satélite SPOT 5, que fornecerá
imagens orbitais para atualização cartográfica

O Estado do Paraná terá disponível a atualização de todas formas de ocupação dentro da sua área, o que proporcionará maior eficácia na gestão do território e de negócios em diversos segmentos, tais como infra-estrutura, agricultura, meio ambiente, recursos naturais, concessionárias de serviços, turismo, entre outros.

"Este projeto cria perspectivas e novas oportunidades para vários outros Estados onde a necessidade de informações atualizadas da ocupação do espaço é de grande importância para o planejamento e crescimento econômico e social em bases sustentáveis", acrescenta Leonardi.

Informações na internet: www.geoambiente.com.br