Em apenas um ano, mais de R$ 800 milhões são perdidos pelas transportadoras brasileiras em roubos de cargas e valores. O dado é do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas de São Paulo e região (Setcesp), que caucula mais de 11 mil ocorrências apenas em 2004.

A situação é mais alarmante quando se analisa estimativas tais como as levantadas pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Congresso Nacional, que investigou roubos de cargas e valores entre os anos de 2001 e 2003, e verificou que mais de 200 empresas de transporte faliram neste período devido aos prejuízos causados pelo crime. Para impedir todos esses prejuízos muitas empresas buscam soluções tecnológicas, como o rastreamento via satélite, via sistema GPS. Esse tipo de recurso já é oferecido há anos pelo mercado, visando a segurança de cargas e veículos rodoviários.

Vários noticiários já relataram casos de empresas que tiveram suas cargas roubadas e que, graças ao sistema de rastreamento desses veículos, levaram a polícia até grandes quadrilhas, podendo recuperar as cargas. É com base nisto que o Projeto de Lei Complementar 187/97, de autoria do deputado Mário Negromonte (PP/BA), prevê a diminuição obrigatória do valor do prêmio do seguro contratado para veículos que utilizarem rastreamento via satélite, diminuindo os custos dos proprietários.

Existem vários sistemas com tecnologias distintas para o monitoramento de veículos. Os mais avançados dão ao transportador visibilidade de toda operação, permitindo verificar situações de desvio de rotas, roubos, excesso de velocidade, atrasos, paradas não-permitidas, etc. Sendo assim, ele tem em mãos toda operação em tempo real, com a possibilidade de redimensionar as operações ou analisar históricos de percursos.

Além de segurança, as soluções de mobilidade geram várias vantagens logísticas para as empresas de transportes, e num futuro próximo, irão gerar vantagens diretas para os clientes. Dentre as funcionalidades desse sistema estão o gerenciamento contínuo do plano de rotas e a emissão de alertas automáticos através de e-mails e/ou mensagens enviadas para telefone celular, antecipando-se a problemas de prazo e percursos.

Com a informação em tempo real, diminui-se o índice de informações incorretas, aumentando a confiabilidade da operação e suas vantagens competitivas. De acordo com Fabrízio Passari, sócio-gerente da BR express, as vantagens adquiridas através do sistema de rastreamento permitem ao transportador aumentar em 42% a produtividade das equipes de campo, além de melhorar a eficiência da operação. Informações da BR Express