A sede da UNISINOS, em São Leopoldo (RS), recebe, entre os dias 20 e 22 de junho, o I Seminário sobre GNSS na América Latina e Caribe. O evento terá como tema principal os Sistemas de Satélite de Navegação Global (GNSS): Atualidades e Perspectivas Futuras.

O público do evento será composto por profissionais da área de GNSS atuantes como docentes em cursos universitários ou projetos de aplicação e pesquisa. O objetivo principal do Seminário é estruturar o juízo crítico para avaliar as técnicas e instrumentos disponíveis para o posicionamento de pontos através do Sistema GNSS.

O seminário contará com a participação de profissionais de diversas instituições, como INPE, Petrobrás, IBGE, ITA, USP, UFBA, além de participantes da Colômbia e da Universidade Nacional de Rosario. Vale destacar a palestra do Engenheiro Cartógrafo e editor das revistas InfoGEO, InfoGPS, Emerson Granemann Zanon, sobre o tema "Mercado de GNSS aplicado ao posicionamento e navegação no Contexto da América Latina", que acontece no dia 22.

As metas do Seminário são qualificar e atualizar a massa crítica em GNSS existente na América Latina e Caribe; disseminar esta tecnologia, privilegiando profissionais que possam ser propagadores de conhecimentos; promover a integração de profissionais da região que atuam em projetos e em educação na área de GNSS; além de encorajar os profissionais locais a fazer larga utilização desta tecnologia em seus projetos de pesquisa, aplicação e nas atividades acadêmicas.

O Seminário é realizado pelo CRECTEALC (Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais), INPE (Instituto Nacional de Atividades Espaciais), UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e ESA (Agência Espacial Européia).

As inscrições para o evento podem ser realizadas pelo e-mail tania@ltid.inpe.br, com cópia para avila@ltid.inpe.br, ou pelo fax (12) 3945 6870, através de preenchimento de formulário que pode ser solicitado. Não há taxa de inscrição, porém o número máximo de vagas é de 30 participantes e haverá uma seleção dos candidatos.

Informações: www.unis.unvienna.org