Oferecer novas estratégias e soluções inovadoras que permitam extrair informações relevantes a partir da grande massa de dados disponibilizada pelos novos sistemas sensores e resoluções cada vez maiores de dados de satélites. Essa é a proposta do livro "Sensoriamento Remoto e SIG Avançados – Novos Sistemas Sensores – Métodos Inovadores", de autoria de Thomas Blaschke, do Centro de Geoinformação da Universidade de Salzburg, Áustria, e do pesquisador Hermann Kux, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A publicação é uma versão ampliada, atualizada e adaptada ao mercado latino-americano da edição alemã, editada em 2002. Dirigido aos usuários dos Sistemas de Informações Geográficas, estudantes, professores, pesquisadores e técnicos nas áreas de geociências e ciências do meio ambiente, cartografia, geodésia, ciências da terra e da paisagem, paisagismo, planejamento urbano e regional, o livro enfoca a tendência do "processamento baseado em objetos" para atender ao surgimento de diversas aplicações que não colocam o pixel no primeiro plano.

Outros temas abordados são os novos sensores (câmaras aero-fotográficas digitais, dados de satélite de alta resolução, dados hiperespectrais) e novas aplicações; classificação orientada a objetos; fusão de dados de múltiplas fontes; procedimentos de segmentação orientados para contexto; inclusão de textura e forma na classificação automática; integração de sensoriamento remoto e SIG na análise de imagens; monitoramento; operacionalização e padronização.

+ Informações: este livro pode ser adquirido no portal www.mundogeo.com