Para o ano de 2020, as projeções indicam um faturamento do mercado de Navegação e Posicionamento por Satélite na ordem de 300 bilhões de dólares, com uma estimativa de mais de três bilhões de usuários.

Com base nestas estimativas, tenho pesquisado com mais detalhes o mercado de GNSS (Sistemas Globais de Navegação por Satélite) e encontrei outros números impressionantes. Consultei várias fontes, como relatórios de crescimento apontado pelo governo americano e pesquisas realizadas por empresas especializadas em mapear mercados.

Dados mais completos podem ser encontrados em projeções de mercado relacionados ao projeto Galileo, encomendadas pelo governo europeu. Na verdade, estas informações estão sendo exaustivamente utilizadas para subsidiar a iniciativa privada, responsável por assumir o desenvolvimento do projeto daqui para frente.

Estas pesquisas comprovaram a viabilidade de criar na InfoGEO um caderno especial que tem início nesta edição. O Caderno GNSS é totalmente voltado para este mercado, que hoje fatura mais 50 bilhões de dólares. Seu objetivo é informar novidades do setor com aplicações na área de navegação por satélite.

Hoje, a atividade de levantamentos de campo representa, em termos de rendimento líquido, apenas 9% do mercado do GNSS. O restante está dividido em 32% para mobilidade pessoal, 49% para veículos, 9% para a área de levantamentos de campo e 10% para as demais aplicações divididas em navegação aérea, marítima e de trens, serviços de emergência e outras.

Se considerarmos o número de usuários, a desproporção é ainda maior. São 85% para a área de mobilidade pessoal, 13% para o setor de veículos e apenas 2% para as demais aplicações incluindo as áreas de agrimensura e cartografia. Esta explosão de uso do GPS já está se refletindo na disseminação do GIS e, conseqüentemente, na geração de mais dados geográficos.

Fica uma pergunta. Alguém que tenha um celular com sistemas de localização de seus familiares, um vendedor de rua que tem um PDA equipado com GNSS, mapas e um software de roteirização ou um motorista de táxi com sistema de navegação é um usuário de GNSS ou GIS ?

Acredito que eles são usuários de geoinformação, que cada vez mais fará parte de nosso dia-a-dia.

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro Cartografo
Editor
emerson@mundogeo.com.br