Acabo de voltar de uma viagem por cinco países (Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela e México) para fazer o lançamento da InfoGEO em espanhol. Visitei empresas, órgãos e entidades de classe ligadas às geotecnologias. Daqui para frente pretendemos divulgar como está esse mercado naqueles países, para que possamos integrar profissionais, acadêmicos, empresários e usuários.

A primeira edição da InfoGEO em espanhol foi lançada em julho e a segunda sai em setembro. Ela está sendo distribuída em mais de vinte países e sua proposta editorial abrange as áreas de Agrimensura, Cartografia, Cadastro, Sensoriamento Remoto, GNSS e GIS. Em outubro, reparamos outra grande surpresa: o relançamento do portal MundoGEO. O novo portal terá um projeto gráfico moderno e mais recursos tecnológicos, para facilitar ainda mais a navegação. Mas a principal novidade é o conteúdo, publicado em três idiomas: espanhol, inglês e português.

Desta forma, certamente haverá uma maior possibilidade de integração entre a comunidade de geoinformação brasileira com a América Latina e o resto do mundo.

O novo portal tem ainda uma seção de notícias e artigos extras, além de conter as edições on-line das revistas impressas em português e espanhol. O objetivo é também reunir um completo Guia de Empresas Latino-Americano e uma relação ampla de eventos e cursos na região, incluindo a divulgação dos principais sites importantes relacionados a geoinformação de cada país.

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro Cartografo
Editor
emerson@mundogeo.com.br