Entre os dias 26 e 30 de setembro acontece no Centro de Convenções de Macaé, Estado do Rio, o XXII Congresso Brasileiro de Cartografia, Simpósio de Geotecnologias para Petróleo e XXI Exposicarta.

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Cartografia e tem como tema principal "Cartografia como Instrumento para o Desenvolvimento Sustentável"

O objetivo é mostrar a Cartografia como uma ciência, ferramenta e tecnologia capaz de contribuir em todas as áreas do conhecimento para o desenvolvimento do País. Por outro lado, a realização do Simpósio de Geotecnologias para o Petróleo procura trazer, apresentar e debater com a comunidade cartográfica toda a grandiosidade, importância e aplicações das geotecnologias nesse setor de pesquisa e produção.

Estão previstas, ainda, mesas redondas onde serão discutidos temas como o projeto Mudança do Referencial Geodésico, as potencialidades e aplicações das imagens CBERS e mapas de sensibilidade para derramamento de óleo.

Além disso, haverá dois cursos internacionais: um sobre Cartografia Multimídia, com o Prof. William Cartwright da instituição australiana RMIT e outro sobre Visualização Cartográfica, com a americana Cindy Brewer, professora da The Pennsylvania State University.

São previstos também cursos nacionais, com os seguintes temas: sistema de posicionamento GPS, gerência de projetos em SIG, cartografia digital e banco de dados geográficos.

saiba mais: www.cartografia.org.br.