SCNET – Rede de Estações Ativas da Santiago & Cintra ao alcance de todos

A Santiago & Cintra, representante exclusiva das marcas Trimble e Topcon no Brasil, tornou-se líder de mercado nos setores em que atua. Ao longo de sua história, apresentou soluções e produtos que mudaram os rumos de como profissionais de geotecnologias trabalhavam. Nos últimos dez anos desenvolveu o sistema privado de estações ativas GPS chamado SCNet que conta hoje com 36 estações de referência GPS L1 (32 em pleno funcionamento e 4 em instalação), sendo 22 homologadas pelo IBGE e as demais em processo de homologação.

A partir do dia primeiro de agosto os dados deste sistema – até então restritos aos clientes da empresa – estarão gratuitamente disponíveis nos formatos RINEX e SSF a toda a comunidade usuária de pós-processamento de dados GPS; bastando para isso acessar o site da empresa (www.santiagoecintra.com.br) e efetuar um cadastro.

Muitas vezes a distância da área a ser executado o levantamento ao ponto de controle mais próximo é muito grande, transformando-se em verdadeiro "calcanhar de Aquiles" do projeto. Leva-se muito tempo para chegar até pontos e coordenadas que frequentemente são de difícil acesso, exigindo o empenho de pessoal, material e veículos, o que invariavelmente provoca aumento de custos, perda de tempo, aumento do efetivo e logística. Não raro, depois de horas de procura, tais pontos nem são encontrados ou estão destruídos.

Eduardo de Oliveira, presidente Santiago & Cintra, explica o diferencial de seu sistema . "A possibilidade de ter os dados de base ao alcance do mouse (Estações de Referência Ativas, como as da S&C) impressiona muito. Tome-se o valor/hora economizado com pessoal, combustível, desgastes e custos indiretos, multiplique por cada um dos 50 mil downloads/mês realizados pelos nossos clientes, número já aferido em nosso sistema e você terá uma ordem da importância da Rede SCNet atualmente. Com a entrada de novos usuários teremos um aumento significativo de downloads com economia e importância aumentando na mesma proporção".

O sistema funciona 24 horas por dia, pode ser acessado via internet e ter os dados utilizados como base em programas de pós-processamento GPS. Desta forma, o usuário ganha segurança e produtividade, minimizando custos, uma vez que libera um receptor que serviria de referência para se tornar móvel e ainda dispensa a preocupação em vigiar o ponto base.

Há toda uma estrutura implantada para receber, armazenar e gerenciar estes dados. Em janeiro deste ano, o sistema SCNet atingiu a marca histórica de 1 milhão de downloads de arquivos feitos diretamente do site da empresa.

Com a liberação do sistema à comunidade de usuários tem-se um novo cenário no País. No Brasil é grande a necessidade de infra-estrutura geodésica e em alguns casos o poder público não consegue suprir a demanda. A Santiago & Cintra investiu pesado nos últimos anos para chegar à configuração que se tem hoje da Rede SCNet e continuará investindo. Abrindo a SCNet para todo mercado a S&C demonstra comprometimento com o País e com a sociedade. Há outras iniciativas de redes privadas, porém muito tímidas quando comparadas com o investimento efetuado pela S&C ao longo dos anos. Já chega a quase 2 milhões de reais o investimento efetuado pela empresa. Note-se que a S&C nunca cobrou um único centavo sequer pelo acesso aos dados de suas bases. A única limitação é que antes os dados estavam disponíveis apenas aos seus clientes e agora estarão acessíveis a todos. A SCNet, embora seja uma rede de receptores L1 ainda é a rede de estações de referência mais utilizada no país.

A S&C tem planos de investir em upgrade da SCNet no sentido de dotá-la de receptores GPS L1/L2. O engenheiro Eduardo Oliveira, entretanto, ressalta que isso vai acontecer com o tempo, pois é um investimento bastante alto para uma empresa privada. Diz ele: "Não pretendemos assumir o lugar de agentes públicos. Órgãos como IBGE e INCRA têm se movido no sentido de modernizar suas redes. De nosso lado entedemos as dificuldades da infra-estrutura geodésica existente no Brasil e de como isso afeta o dia-a-dia de nossos clientes. Posso garantir que tudo faremos para continuar oferecendo aos nossos clientes soluções criativas, que colaborem no sentido de minimizar custos e incrementar qualidade aos seus trabalhos, exatamente como vimos fazendo há mais de 26 anos"


"Pesquise mais sobre o tema no portal mundogeo.com Use o sistema de busca."