Emilio Manfra explica por quê locar aparelhos de topografia e geodésia é a opção mais vantajosa

Empresários e profissionais estão cada dia mais preocupados em otimizar suas atividades e reduzir gastos, o que envolve mão-de-obra e equipamentos. Em relação a aparelhos de topografia e geodésia a questão mais debatida atualmente diz respeito ao adquirir um produto ou simplesmente locá-lo quando houver demanda.

Para esclarecer em que casos é mais interessante optar pela compra ou pela locação dos aparelhos, Emílio Manfra, proprietário da Manfra & Cia Ltda, responde perguntas feitas por empresários do setor. A Manfra atua há 27 no mercado de instrumentos para topografia e geodésia no Sul do Brasil.

Quais as vantagens da compra e locação de equipamentos de topografia e geodésia?

A compra é vantajosa no caso de empresas ou profissionais que utilizam os equipamentos com freqüência e em obras com planejamento de finalização bem definido. Quando os aparelhos são utilizados com freqüência, a compra se torna mais vantajosa ao longo do tempo. O que acontece com freqüência no Brasil, por exemplo, é que muitas obras são abandonadas durante a construção e os aparelhos de medição são inutilizados. Neste caso, a locação é preferencial. Além disso, a modernização de aparelhos de georreferenciamento é muito rápida, ou seja, em um curto espaço de tempo este tipo de equipamento fica tecnologicamente ultrapassado.

Qual o principal diferencial da locação?

A empresa ou profissional que opta pelo aluguel de equipamentos evita gastos com atualizações tecnológicas, já que os aparelhos não desvalorizam pela aquisição. Além disso, o usuário não possui gastos com manutenção técnica, além de utilizar sempre equipamentos modernos e de alta precisão. Para o profissional que atua na área de georreferenciamento é importante possuir aparelhos novos e de alta precisão, podendo atrair maior quantidade de clientes ao apresentar resultados mais precisos.

Para que tipo de empresa a locação é mais vantajosa?

As grandes corporações e estatais são as mais beneficiadas pelo aluguel de equipamentos, já que não precisam pagar taxas de imposto de renda sobre a compra dos aparelhos. Cada caso deve ser avaliado individualmente, de forma que a necessidade do cliente seja atendida.

Como a locação é utilizada no caso das licitações?

Atualmente, quase não são realizadas licitações para o aluguel de aparelhos, até porque geralmente o aluguel não apresenta valores tão altos que exijam este tipo de processo. Este tipo de licitação acontece mais em casos emergenciais, em que as estatais necessitam dos aparelhos para um curto espaço de tempo e com urgência.

Que tipo de prática é mais utilizada no País atualmente?

Acredita-se que a venda de equipamentos atinja a mesma proporção da locação, ou seja, 50% para cada uma delas. O Brasil é um país sem a tradição de locação de equipamentos de georreferenciamento.

Os profissionais que forem trabalhar com o georreferenciamento de imóveis rurais podem optar pelo aluguel de equipamentos para adquirir maior precisão no processo?

Sim, muitos profissionais vêm optando por este tipo de facilidade. Engenheiros cartógrafos e agrimensores estão aproveitando o crescimento do setor com a alteração da lei de georreferenciamento de imóveis para realizar serviços esporádicos de medição e, para isso, alugam equipamentos de alta precisão, que são mais caros, porém facilitam o trabalho e garantem maior exatidão na coleta de dados.

O proprietário de um imóvel rural pode confiar em um profissional que aluga equipamentos de georreferenciamento?

Sim, o proprietário deve estar atento à qualificação do profissional que irá realizar o trabalho, que deve ser um engenheiro cartógrafo ou agrimensor por formação ou deve ter concluído um curso certificado pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). No caso de o proprietário não ter os dados coletados em seu imóvel reconhecidos pelo INCRA, ele deve exigir que o profissional contratado refaça o cálculo quantas vezes for necessário.