O simulador de EMB-312, usado para treinar pilotos do avião Tucano, da EMBRAER, possui um novo sistema de visualização de realidade virtual.

Desenvolvido pela Imagem em conjunto com a STC Sistemas e Tecnologias, o equipamento integra imagens de satélite de alta resolução e tecnologia GIS.

As imagens do satélite QuickBird, da DigitalGlobe, são integrados ao ERDAS Imagine Virtual GIS, da Leica Geosystems, para uma perspectiva visual tridimensional. Assim, os pilotos podem treinar em um cenário de “mundo real”, sem correr riscos ou sacrificar equipamentos caros.

Alta resolução

As imagens do QuickBird, com 60 centímetros de resolução e alta precisão, oferecem panos de fundo realistas e visualizações precisas do terreno, o que os pilotos consideram extremamente útil para rotas de navegação de vôos e visualização da topografia. Dispostas em uma perspectiva 3-D, as imagens mostram claramente pistas de pouso e decolagem, estruturas de aeroportos, pistas de taxiamento, estradas e cursos d’água.

Imagem do Simulador de Vôo de Realidade Virtual

“Por meio de uma identificação apropriada da existência e das características de tais elementos, os pilotos em treinamento podem reduzir os riscos. Eles conseguem visualizar esses elementos dentro da segurança de um ambiente virtual, porém realista”, afirma Omar Silva Junior, da Intersat.

A STC já está usando o simulador de vôo de realidade virtual, que integra cerca de 140 km² de imagens do QuickBird e modelos digitais do terreno (DTM) da Colômbia, para treinamento de pilotos das Forças Aéreas brasileira e colombiana.