Estamos todos aqui na redação da revista InfoGEO muito felizes e empolgados com a participação da nossa editora na criação e manutenção do Centro de Informações do Galileo.

O consórcio escolhido pela GJU (Galileo Joint Undertaking) é formado, além da MundoGEO, pelo CRECTEALC, a empresa espanhola Pildo e a colombiana SIS GNSS.O consórcio tem como empresa líder a Pildo e conta com a participação do ITA e o apoio do INPE, onde fica uma das sedes do CRECTEALC, que tem outra sede no México. Nesta edição, a matéria de capa detalha os objetivos iniciais do Centro para os primeiros 12 meses. Vale destacar que o mercado previsto para o Galileo atuar não se resume às áreas de GIS, mapeamento e agrimensura, mas também – e principalmente – aos mercados de posicionamento pessoal, monitoramento de veículos na terra, mar e ar, serviços de emergências, entre outros.

O projeto é um grande desafio para todos os envolvidos, pois tem como meta preparar o terreno para a entrada do Galileo no mercado latino-americano nos próximos anos. O Centro terá sua sede física dentro do INPE, nas instalações do CRECTEALC e promoverá cursos de curta e longa duração, além de eventos, workshops e criação de uma premiação para selecionar as melhores pesquisas na área de GNSS.A principal função da MundoGEO será estruturar e manter, junto com a Pildo, um portal na internet que funcione como um instrumento para divulgar informações gerais, técnicas e acadêmicas sobre o novo sistema. Além disso, a intenção é permitir que a comunidade interessada em conhecer o novo sistema possa se reunir, sanar dúvidas e trocar experiências.

A participação da MundoGEO vai permitir que possamos receber sempre em primeira mão informações oficiais do Galileo para disseminação não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Essas informações serão selecionadas e também divulgadas na InfoGEO, InfoGPS e no MundoGEO.com. Nossos leitores terão o privilégio de acompanhar passo a passo a evolução do sistema Galileo, desde o lançamento de cada um dos 30 satélites, até as questões técnicas para novas aplicações ou no processo de integração do novo sistema com os já existentes, como o GPS e o Glonass.

Boa leitura!

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro Cartógrafo
Editor
emerson@mundogeo.com