A Rússia confirmou o status de potência em tecnologia geoespacial ao lançar, simultaneamente, três satélites Glonass – seu sistema de posicionamento via satélite. Coincidência ou não, os equipamentos foram enviados ao espaço dia 25 de dezembro, três dias antes do lançamento do Galileo.

Os novos satélites Glonass-M têm previsão de vida útil de sete anos. De acordo com Sergei Ivanov, ministro russo da defesa, uma nova geração de satélites chamados Glonass-K está em desenvolvimento, com vida útil estimada para dez anos.

Atualmente, o sistema possui 14 satélites em órbita. A constelação completa foi projetada para ter 24 satélites (21 + 3 reservas), separados em três órbitas.

Os satélites Glonas-M pesam 1,3 tonelada e têm 2,35 metros de diâmetro.

Rússia e Índia estão trabalhando juntas no desenvolvimento da nova tecnologia anunciada por Ivanov. O trabalho é fruto de um acordo para desenvolver o Glonass, assinado em dezembro de 2004. As atividades conjuntas incluem, além do desenvolvimento dos Glonass-K, o envio dos satélites para o espaço com lançadores dos dois países.

O chefe da Agência Espacial Russa, Anatoly Perminov, afirma que o sistema russo estará operacional com no mínimo 18 satélites em 2007.