Pois é, bastou um artigo de uma página na InfoGEO pra ser retomada mais uma questão “get the facts” à la “Microsoft-way-of-the-life”. Será que ainda tarda muito entender que software livre e proprietário são complementares e não oponentes extremistas? É só olhar para Autodesk, Oracle, Novell, Sun e outras que já estão tirando proveito dessa união de soluções.
Eduardo Patto Kanegae
Webmapit

O conceito de software livre não é o de software grátis, amostra grátis, ou ainda software comercial com funcionalidades restritas. Software livre quer dizer open source (código fonte aberto). Software livre é uma questão de liberdade, não de preço. Refere-se à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software.
Fernando
Por e-mail

Para desenvolver um sistema de informações geográficas, as ferramentas de domínio livre são, em alguns casos, melhores que as proprietárias. O uso de MapServer + PostGIS + Apache + Gentoo Linux tem sido hoje a melhor opção. Para a geração da base cartográfica, vejo que o QuantumGIS vem melhorando, mas ainda não podemos nos desvencilhar de ferramentas como o ArcGIS, Microstation Geographics, AutoCAD Map, etc.. Para o processamento de imagens, o Grass e o SPRING são muito bons, porém ainda “duros” para usuário final. E não são nada práticos, o que reduz a produtividade.
Carlos Almeida
Gauss Mapeamentos