Google Groups

Assim como na área de visualizadores de dados geográficos, serviços de email, planilhas e editores de textos online, o buscador Google avança também na área de grupos de discussão.

No Google Grupos (http://groups.google.com.br) é possível fazer pesquisa por assunto e utilizar um serviço RSS. Para participar é necessário ter uma conta no Google.

As mensagens podem ser lidas diretamente na página, mas também pode-se optar por receber um resumo diário, vários resumos ou todas as mensagens, que podem chegar a até 100 emails por dia.

Dentro das páginas de cada grupo é possível verificar se a atividade é baixa, média ou alta, os usuários postadores campeões do mês e de todos os tempos, além dos grupos relacionados ao mesmo assunto.

Os principais grupos da área de geo são:
• sci.geo.satellite-nav: grupo sobre sistemas de navegação por satélite, especialmente GPS, com 1,7 mil inscritos;
• Google Maps API: discussões entre desenvolvedores de mashups, com 16 mil membros;
• Google Earth: grupo dedicado ao serviço de visualização de imagens de sensoriamento remoto, com cerca de 1,7 mil participantes;
• comp.infosystems.gis: aspectos sobre os sistemas de informação geográfica, com 700 inscritos;
• Remote Sensing & GIS for a New World: grupo dedicado a descrever as tecnologias de sensoriamento remoto, GIS e processamento de imagens para pesquisa de recursos naturais.

Entre os grupos em espanhol e português destacam-se:
• geometrik: sobre cartografia, sensoriamento remoto, fotogrametria, ajustamento, astronomia, GPS, GIS, geomática, geoinformação, CAD, aerolevantamento, geodésia, engenharia cartográfica, entre outros assuntos;
• cadptbr: discussões sobre CAD, 3D, GIS, topografia, CAMCAE, arquitetura, engenharia, design, realidade virtual, etc.

Second Life

Assim como no filme Matrix, esse software é uma espécie de mundo virtual tridimensional, em que cada usuário cria um personagem – chamado de avatar – para “viver” no ciberespaço, comprar imóveis e interagir com outros jogadores.

O Second Life tem um tempo próprio, uma moeda chamada de dólar linden e conta com mais de 1,3 milhão de residentes.

O serviço movimenta também a economia real, pois para obter os lindens pode-se tanto “trabalhar” como comprar créditos com dólares reais. Em um só dia podem ser movimentados até 500 mil dólares americanos.

De olho na quantidade de usuários e de dinheiro envolvidos no jogo, algumas grandes empresas já estão participando com avatares de seus funcionários e criando escritórios no mundo virtual.


->Mapa interativo do Second Life

A agência de publicidade britânica BBH, que tem entre seus clientes o Bradesco e a Votorantin, foi a primeira a abrir um escritório no Second Life. A montadora Toyota apresentou um carro no jogo, chamado de Scion xB, para que os usuários pudessem testá-lo. A Adidas e a Amazon também planejam lançar produtos para que os jogadores avaliem.

A agência de notícias Reuters abriu uma sucursal virtual no final de outubro para publicar notícias diárias em forma de texto, fotos e vídeos aos usuários, além de novidades sobre a comunidade virtual. O correspondente Adam Pasick será o primeiro repórter virtual da agência.

No mapa do mundo de Second Life há indicações de eventos, como festas e exposições, cartões postais e propriedades à venda. Assim como o orkut, o Second Life pode se tornar a nova febre entre os internautas brasileiros. Por enquanto são cerca de 10 mil participantes do Brasil.

A partir de dezembro será lançada a versão nacional do jogo, com cenários como o Pão de Açúcar e o Parque do Ibirapuera. Quem sabe, em um futuro próximo, o leitor da InfoGEO também possa ler notícias tanto no mundo real como no virtual.

Eduardo Freitas Oliveira
Engenheiro cartógrafo
Assessor editorial
editorial@mundogeo.com

Participe do Fórum de Debates e da Lista de Discussão do Portal MundoGEO.com