A versão mais recente do Google Earth, em conjunto com uma série de novas parcerias de conteúdo, trouxe diversas novidades em ferramentas, que tornam o sistema mais próximo dos padrões de interoperabilidade do Open Geospatial Consortium (OGC), além de novas funcionalidades para apresentação de dados multi-temporais.

Outra grande novidade são os modelos 3D com textura, criados pelo Google SketchUp. Agora, no lugar dos antigos blocos acinzentados, os edifícios em 3D são representados com uma aparência bem mais realista.

Os modelos podem ser adicionados pela comunidade, numa sempre crescente lista de novos locais (http://sketchup.google.com/3dwarehouse). Um exemplo premiado de modelagem 3D está no projeto desenvolvido pela universidade de Arkansas (www.cast.uark.edu/local/cadis_crate_06/end3.htm).


->Arco do Triunfo, em modelo 3D com e sem textura

Entre outras novidades estão o GRID em formato UTM e a possibilidade e de acoplar um joystick para utilizar o sistema como simulador de vôo.

Suporte para WMS – Padrões e interoperabilidade no Google Earth

Agora na versão gratuita, é possível acessar um servidor Web Map Service (WMS), o padrão internacional de troca de dados geográficos renderizados em imagens PNG, GIF ou JPEG. Essa nova ferramenta abre a possibilidade de conexão a uma série de serviços de mapas, disponibilizados por governos e organizações em todo o mundo, aumentando o alcance da publicação de dados na web e permitindo que o usuário possa usar tanto o Google Earth como qualquer outro visualizador adequado ao padrão OGC.

Apesar de ser ainda uma versão beta e exibir uma série de bugs, entre eles problemas com imagens no formato PNG e transparências, (mais detalhes sobre bugs nos links http://chris.narx.net/2006/09/15/google-half-bakes-wms-support/  e www.googleearth.com/2006/09/wms_how_does_it.html , em inglês), é um grande passo no caminho de transformar o Google Earth em uma ferramenta mais interoperável, expandido sua utilização.

Para adicionar um layer WMS, use o comando “Add> Imagem Overlay”, e na aba Refresh utilize o “WMS Parameters” para se conectar à página desejada (já existem algumas páginas previamente catalogadas pelo sistema, mas é possível adicionar outros endereços).

Interface temporal

Outra adição é a nova interface para dados multi-temporais (agora disponível também na versão gratuita). Com uma régua como na figura abaixo, dados vetorias (como pontos GPS) e imagens podem ser animados em uma escala de tempo.


->Escala do tempo no Google Earth

Um exemplo é a rota migratória de baleias disponível no link:
http://services.google.com/earth/kmz/whale_shark.kml .

Outra demonstração da aplicação, que está no link: http://mscha.net/geo/br.kmz , é a imagem meteorológica animada de radar da Holanda. Combinando modelagem 3D com dados temporais, foi criado o “Yartha Atlas of World History”, uma animação temporal no Google Earth com os modelos tridimensionais da cidadela de Ur, mostrando as mudanças ao longo dos anos através de evidências arqueológicas (http://worldchronicle.net/Yartha.php )


->Região de Foz do Iguaçu em 1973 e hoje

Parcerias de conteúdo

E completando a lista de novidades, temos novos parceiros de conteúdo, que publicam no Google Earth seus dados em layers especiais (dentro dos Layers, opção “Featured Content”):
• United Nations Environmental Program (UNEP) – Imagens de diversas épocas ilustrando 100 áreas de degradação ambiental ao redor do mundo;
• Discovery Networks World Tour –possibilita acesso a tours virtuais pelas principais cidades, paisagens e belezas naturais através do Google Earth;
• National Park Service – Informações para visitantes, trilhas com informações de distâncias e descrições detalhadas para os 57 Parques Nacionais dos Estados Unidos, incluindo os famosos parques Yellowstone e Grand Canyon;
• Jane Goodall Institute – O instituto fundado pela pesquisadora retratada no filme Montanhas dos Gorilas, Jane Goodall, mantém informações diárias sobre os gorilas em um geo-blog;
• Turn Here – são guias turísticos em formato de vídeo, mostrando atrações para viajantes, eventos locais, restaurantes, música, entre outros;
• National Geographic – mostra artigos e fotos do National Geographic através do globo.


->Cidade de Edimburgo (Escócia)
Exemplo do Discovery Networks World Tour


->Informações sobre gorilas em um geo-blog do UNEP


Silvana Phillipi Camboim

Engenheira cartógrafa
Diretora da GeoPlus Geotecnologia e Informática
silvana@geoplus.com.br