Disponibilizar consultas, via internet, ao banco de dados do Sistema de Informações Geográficas Urbanas do Estado da Bahia (INFORMS) é uma das principais ações que a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) tem buscado desenvolver para levar informações úteis, de forma rápida e fácil, aos seus parceiros e ao cidadão comum, além de disseminar a utilização de geoprocessamento no estado da Bahia.

O INFORMS é um sistema de informações baseado em tecnologias de geoprocessamento que reúne dados básicos de uso comum sobre a Região Metropolitana de Salvador e áreas urbanas dos demais municípios baianos.
A CONDER, através do INFORMS, busca estruturar e manter uma infra-estrutura de dados geográficos de uso compartilhado por todos os agentes públicos e privados com atuação nas áreas urbanas na Bahia; apoiar as administrações municipais na estruturação e implantação dos Sistemas Municipais de Informações Geográficas, com criação de um núcleo de geoprocessamento nesses municípios; e desenvolver projetos conjuntos com os órgãos e instituições das três esferas de governo e empresas privadas que atuam no estado da Bahia.

No site www.conder.ba.gov.br/informs estão disponíveis diversos aplicativos que foram desenvolvidos em ArcIMS 9.1 acessando uma base de dados ArcSDE 8.3 e Oracle 9i, ocupando cerca de 200GB de espaço de armazenamento. Utilizamos um servidor internet e outro para banco de dados, ambos IBM com dois processadores Xeon, 1GB e 2,5GB de RAM, respectivamente, com sistema operacional Windows 2000 e servidor web IIS.

Na sessão de Mapas Digitais está disponível, para áreas urbanas de 32 municípios baianos, a consulta de ortofotos e imagens georreferenciadas em escala 1:2.000, elementos de cartografia em escala 1:2.000, eixos de logradouro, localidades/bairros e pontos notáveis.

Para Salvador, Lauro de Freitas e Madre de Deus, municípios componentes da Região Metropolitana, os dados cartográficos são mais recentes (2001/2002); para os demais municípios a base foi gerada em 1998/1999.

Pretendemos atualizar os dados cadastrais em parceria com as prefeituras municipais, geralmente responsáveis pelo levantamento. Este trabalho tem sido realizado em diversos municípios, entre eles Salvador, Feira de Santana e Valença, e será ampliado para outros municípios nos próximos meses.


->Região do Dique do Tororó no mapa digital de Salvador

Na sessão de Marcos Geodésicos pode-se fazer a busca, visualização e impressão de mapas da rede e de monografias dos marcos componentes do Sistema de Referência Cartográfica da Região Metropolitana de Salvador (SRC/RMS), primeiro aplicativo disponibilizado no site e apresentado em uma matéria da 27º edição da InfoGEO em novembro/dezembro de 2002.

As opções Acervo Cartográfico e Acervo Fotográfico permitem consultar as áreas onde a CONDER dispõe de cartografia sistemática e temática, tanto municipal ou regional, além da cobertura aerofotogramétrica.

Em Informações Socioeconômicas pode-se gerar mapas temáticos ou consultar informações demográficas e socioeconômicas dos municípios da Região Metropolitana, a partir de um extrato dos dados do último Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2000.


->Salvador – população com renda de 0 a 2 salários mínimos

Finalmente, na seção Informações Municipais pode-se consultar dados de localização e caracterização dos municípios baianos, tendo como mapa base as regiões econômicas, os limites e sedes municipais, disponibilizando uma série de informações relativas à população, grau de alfabetização, índices de desenvolvimento econômico e social, nome do prefeito e partido político, dentre outras.

A CONDER também se utiliza destas ferramentas para desenvolvimento de projetos conjunto com outras instituições, cujos dados são de acesso restrito.

Junto à Secretaria de Segurança Pública da Bahia, estão sendo mapeados os delitos ocorridos em Salvador (furto e roubo de veículos, homicídios e assaltos a ônibus), permitindo a geração de mapas temáticos e análises estatísticas das regiões com maiores índices dessas ocorrências, para o planejamento e operação das ações policiais.

Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, estamos atualizando o Cadastro Georreferenciado das Unidades de Ensino da Rede Pública de Salvador e acrescentando o levantamento das escolas dos outros nove municípios da região metropolitana.

Através desses aplicativos, a CONDER pretende divulgar seu acervo e permitir que o público em geral possa ter acesso livre a dados de qualidade e que facilitem a localização do cidadão dentro de espaços urbanos na Bahia, além de disponibilizar para as instituições parceiras ferramentas que acrescentem novas possibilidades de análise para seus trabalhos.

Fabíola Andrade
Analista de sistemas
Subgerente de geoinformática do INFORMS/CONDER
fandrade@conder.ba.gov.br