Perceber, analisar, avaliar e dimensionar um determinado mercado requer explorar suas demandas e possibilidades em várias dimensões. Requer entender os processos de sua cadeia produtiva, conhecer seus fornecedores e seus processos de cadeia de fornecimento e as diferenciações dos seus produtos e serviços. É preciso acompanhar seu estágio de amadurecimento e seu nível de evolução tecnológico e de conhecimento.

O dinâmico mundo dos negócios não tem dimensões previamente definidas, mas é consolidado e sustentado continuamente por estratégias ou pela falta de estratégias que vão interferir nos negócios efetivamente consolidados por atores ativos ou passivos e que atuam em maior ou menor proporção em um mercado do tamanho dos atores que o desenvolvem.

A interação no mercado dos atores ativos e passivos é um processo dinâmico e evolutivo sempre. A evolução do processo é certa e o seu amadurecimento se dá a médio e longo prazo e determina, por sua vez, as tendências do mercado. As mudanças de suas tendências caracterizam, de certa forma, a sua natureza dinâmica e desafiadora.

Os resultados decorrentes das ações dos atores ativos e passivos, percebidos no mercado, são gerados pela dinâmica interativa do processo e estimulam e provocam a necessidade da inovação.

Neste processo de desenvolvimento do mercado e dos negócios nos colocamos:

• ora como proponentes e executores;
• ora como concorrentes;
• ora nos posicionamos como inovadores;
• ora como seguidores das inovações criadas.

Ora somos atores que vencemos. Ora somos vencidos. O horizonte de tempo, as características de dinâmica do mercado e as visões e estratégias dos atores ativos são mais significativas que os resultados circunstanciais ou momentâneos.

Os negócios vencedores ou de diferenciado valor de médio e longo prazo podem ser parcialmente e em diferentes proporções desenhados e escolhidos pelas estratégias, pela coesão e eficácia dos gestores de suas organizações.

No processo funcional de desenvolvimento dos mercados e dos negócios também compartilhamos com os atores clientes o entendimento e as dimensões de suas demandas existentes e potenciais.

Os clientes, também ativos ou passivos, estão cada vez mais participantes e também são responsáveis pelo processo de construção de mercados sustentáveis. Eles são parte do modelo que ajudam a construir. São cada vez mais fortes quando ativos em suas estratégias e quando investem em conhecimento.

Conhecimento de seus negócios e dos elementos que compõem os seus negócios e investem no desenho e operacionalização de modelos de negócios que atendam suas demandas técnicas, seus objetivos estratégicos e que agreguem valor para o mercado.

Para estar presente no mundo dos negócios e desenvolver com seus clientes existentes e potenciais os mercados de hoje e de amanhã, é preciso entender e definir seu modelo de negócio, desenvolver estratégias de médio e longo prazo e operacionalizar com eficácia a gestão de seus negócios e de suas oportunidades do presente e do futuro. Realizar no presente e construir o futuro é uma direção promissora no mundo dos negócios sustentáveis.

Iara Musse Felix
Intare Integrando Conhecimento
iara@intare.com.br