Nesta edição decidimos destacar na matéria de capa o paradoxo que vive a Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR): de um lado a nobre missão de dinamizar a produção cartográfica brasileira, do outro o desconhecimento por parte da comunidade da própria existência da instituição.

Diferentemente da maioria dos países, que não misturam em uma mesma instituição pesquisas e cartografia, o Brasil optou por dar ao IBGE essas duas funções. Na prática, pode-se observar que o IBGE é sinônimo de dados censitários e pequisas de fundamental importância para se conhecer melhor o país. Na cartografia, apesar da luta de sua equipe, o reconhecimento não é o mesmo. Até porque os resultados são pífios.

Nenhum país que se preze pode se dar ao luxo de não investir no pleno conhecimento de seu território. É de assustar o descaso dos últimos governantes na área de cartografia. Segundo dados da CONCAR, apenas 1% do território brasileiro está mapeado na escala 1:25.000. Isto é um absurdo e uma vergonha para um país que precisa crescer.

A atual equipe técnica da CONCAR, entretanto, vem tentando dar um novo impulso realizando reuniões, tratando de estratégias de divulgação com mais atenção e abrindo um pouco mais a comissão, que começa em novembro a realizar os fóruns estaduais. Sem dúvida é uma ótima oportunidade para ouvir as necessidades dos estados e também de aprender com experiências de sucesso.

Esse esforço deveria também envolver as universidades e as empresas privadas. No Brasil há pesquisadores e empresas produtoras de mapas de alto nível, que poderiam colaborar na busca de casos de sucesso em outros países e mostrar para o governo os prejuízos causados pela falta de dados geográficos atualizados e de fácil acesso. A sociedade em geral poderia se organizar e se mobilizar para dar apoio a um projeto moderno e eficaz, que tire o país deste eminente “apagão” cartográfico.

Nós da redação das revistas InfoGEO e InfoGPS|GNSS vamos perseverar em nosso papel de abrir espaço para opiniões e iniciativas organizadas, com o objetivo de ajudar no mapeamento completo do Brasil. Basta seguir o exemplo da cidade de São Paulo, que depois de mais de 30 anos conseguiu realizar o seu novo mapeamento. Participe desta importante discussão: envie sua opinião para opiniao@mundogeo.com ou para o fórum de debates online na categoria “Cartografia”, no portal MundoGEO.com.

Emerson Zanon Granemann
Engenheiro cartógrafo
Diretor e editor da MundoGeo
emerson@mundogeo.com