Muito questionamos sobre a importância de mantermos controles de qualidade dentro das empresas. Perguntamo-nos quais os melhores métodos e como implementá-los. No ramo da topografia, precisamos estar muito atentos a isso, devido ao grande número de informações que se produz e que são repassadas para a execução de outros projetos. Uma falha na obtenção dos dados ocasionará um erro no projeto.

Para evitar possíveis erros, algumas empresas buscam métodos que possibilitem o máximo de controle em suas tarefas. Esses métodos são criados juntamente com a equipe técnica, tornando-se um padrão para a empresa e sendo utilizados em todos os trabalhos.

Essa atitude corresponde ao mínimo necessário para que as empresas de topografia possam oferecer aos seus clientes serviços com certo nível de qualidade. Contudo, nem sempre o cliente sabe ou não tem como comprovar, por ser uma pessoa leiga no assunto, se a empresa de topografia que está contratando possui um método de controle de qualidade confiável. Além disso, possuir um controle de tarefas não significa exatamente que a empresa o segue e que esta seja a melhor maneira de executar os trabalhos.

Ademais, outros fatores são importantes para a realização dos serviços, como a tecnologia utilizada, o conhecimento dos operadores dos equipamentos e dos demais colaboradores na solução dos problemas envolvidos em cada trabalho, além do aperfeiçoamento contínuo desse conhecimento.

É nesse momento que devemos entender a importância de uma certificação ISO. Um exemplo é a ISO 9001 (gestão), que agrega sustentação ao controle de qualidade de uma empresa de topografia. Sem ela o cliente não tem a certeza de que os métodos empregados no levantamento topográfico estão obedecendo aos critérios de qualidade mundial. Ou seja, as auditorias periódicas realizadas nas empresas de topografia que possuem a ISO, feitas por empresas certificadoras, garantem ao cliente que os serviços prestados realmente seguem o controle de qualidade estabelecido, bem como há a constatação do conhecimento adquirido e renovado de seus colaboradores, além de promover a melhoria contínua dos controles internos e da tecnologia empregada.

Logo, ao comparar uma empresa que possui a ISO 9001 a outra que não possui, mesmo que esta última tenha um sistema interno de controle de qualidade, o cliente, principalmente aquele mais exigente, ficará mais inclinado a acreditar que a organização que possui a ISO está mais preparada e, consequentemente, seja mais confiável. Sabe-se, porém, que o cliente na maioria das vezes não procura somente a qualidade. Ele também busca algo a mais. Isso pode ser encontrado nas demais ISOs, como a 14.001 (meio ambiente) e a 18.001 (segurança).

A questão da ISO 14.001 é de extrema importância para as empresas que trabalham com topografia, pois ela interage com o meio ambiente na execução dos seus trabalhos. O mesmo ocorre com a ISO 18.001, que garante maior segurança aos seus funcionários e aos seus clientes ao promover a segurança das informações geradas por ela.

Enfim, as ISOs obrigam as empresas a estarem em constante melhoramento, proporcionando a  inovação e a criação de novos métodos de trabalho.

Intergeo

Em uma viagem recente para visitar a Intergeo – feira e congresso anual da Associação Alemã de Geodésia (DVW) sobre geoinformação e gestão territorial que ocorreu em Bremen, na Alemanha – verificou-se que, naquele país, as empresas de topografia são obrigadas a serem certificadas pelas Normas das ISOs.

Isso porque, além de oferecerem segurança ao cliente, elas padronizam os trabalhos e facilitam que outras empresas e profissionais possam integrar diferentes serviços.

Além disso, essas certificações auxiliam a Alemanha a competir com qualidade com os demais mercados internos e externos da comunidade europeia.

Intergeo

Confiança e segurança

Portanto, pode-se concluir que as ISOs são de extrema importância para dar confiança aos trabalhos desempenhados pelas empresas  de topografia. Com elas as empresas ficam mais confiáveis e seguras, além de propiciar um grande diferencial no mercado competitivo. E, quanto mais o mercado fica competitivo, maior é a necessidade que as empresas sejam eficientes e criativas.

A eficiência está ligada ao gerenciamento das empresas de topografia, que devem considerar, além de outros fatores, os benefícios que uma nova tecnologia pode trazer ao negócio.

Existe hoje no mercado uma grande variedade de equipamentos e softwares, com uma vasta variedade de preços. Na verdade, a rápida mudança das tecnologias promove uma diferença de preço expressiva entre as diversas marcas e tecnologias, bem como os softwares.

É de nossa natureza, juntamente com os demais países em desenvolvimento como a Índia, a China e a Rússia, priorizar o mais barato. Tal fato não deixa de ser louvável, porém não deve ser o único fator a ser considerado em uma compra. As empresas devem considerar o custo/benefício do investimento. Às vezes, achamos que estamos levando em consideração tal fato, mas observando as empresas de topografia no Brasil, percebe-se que poucas o fazem. Ou seja, a maioria das organizações prioriza o preço, sem vincular o produto à qualidade e à rapidez. No entanto, ainda que de forma tímida, existem algumas empresas que têm como meta modernizar seus negócios, desde softwares, criação de rotinas, troca de equipamentos por mais eficientes e cuidados no controle de qualidade.

Nota-se que é necessário efetuar algumas mudanças na forma de gerenciar negócios. Em alguns casos, gasta-se muito tempo de forma improdutiva. Um equipamento ou software que possibilite efetuar medições de forma mais rápida e precisa, na maioria das vezes, reverte em mais lucro para a empresa.

Logo, a quantidade de colaboradores e a diminuição do tempo de execução de um serviço, dentro de normas das ISOs, possibilita um aumento nos lucros da empresa e uma garantia de crescimento e de manutenção no mercado competitivo. É necessário que o empreendedor da área de topografia perceba que os ganhos com a modernização de seu empreendimento possibilitam um aumento dos lucros e, consequentemente, um trabalho de melhor qualidade. Isto é, o uso de novas tecnologias, juntamente com as certificações ISOs, garante que as organizações prestem serviços de maior qualidade e confiabilidade, além de indicar o respeito ao meio ambiente. Esses fatores conjugados trarão maior rentabilidade às empresas, desde que agregadas a outros fatores de gestão, como o controle dos custos fixos.

As empresas de topografia devem ter claro, em sua gestão, que para se manterem no mercado de forma lucrativa devem dar importância à qualidade de seus serviços, o aumento de investimentos em tecnologia – como softwares e equipamentos -, um intenso trabalho de inovação de produtos e gerenciamento e a busca de melhores condições de trabalho para seus funcionários.

Não devemos subestimar nossos clientes, achando que eles estão sempre felizes com o produto e o serviço que lhe prestamos. Na verdade, faz parte da sociedade uma intensa busca de inovação e, se as empresas de topografia não pensarem nisso poderão perder mercado.  Como exemplo, pode-se citar o que ocorre nas empresas que possuem a ISO 9.001 e 14.001. Os clientes estão constantemente exigindo um padrão de qualidade maior e pedindo que a empresa que possui essas certificações lhe entregue um trabalho cada vez melhor. Isso acaba propiciando um crescimento qualitativo dos negócios, o que é favorável.

Muitas vezes não damos opção aos clientes de topografia e não mostramos que determinadas tarefas podem ser executadas de forma mais eficiente ou que o resultado do trabalho pode ser melhor. Acomodamos-nos e esperamos que o cliente também fique acomodado e ache nosso produto sempre maravilhoso. Mas isso não acontece. Nem todos os clientes são assim. Na sua grande maioria, sempre esperam algo a mais do produto que contrataram, e se aparecer alguém que lhe ofereça esse algo a mais, mesmo sendo de um valor maior, provavelmente ele o irá contratar.

Corremos o risco de achar que nossos clientes não podem consumir um produto mais caro. Escondemos-nos atrás do dito popular de que o barato sempre é consumido e que, dessa forma, não vale a pena ter um equipamento moderno ou um sistema de gestão de qualidade como a ISO ou, ainda, ampliar nossos conhecimentos.

Entretanto, percebe-se que há algumas empresas de topografia que buscam, ainda que de forma tímida, a satisfação do cliente. Nesses casos é que se verifica a importância de se obter a certificação das ISOs e da inovação tecnológica. Temos que oferecer novos serviços aos nossos clientes e melhorar constantemente os trabalhos contratados, proporcionando, desta forma, um aumento permanente no faturamento da empresa de topografia e da satisfação dos clientes.

Fabiano Ferrari
Geógrafo e mestrando em geologia pela Unisinos
Diretor da Ferrari Topografia
ferrari@ferraritopografia.com.br