Mais de 400 cidades do Brasil não têm claramente definidos seus limites territoriais. O problema veio à tona com os preparativos para a realização do Censo 2010, a cargo do IBGE. Juntamente com o Censo, o Instituto quer fazer o georreferenciamento em todos os 5.565 municípios do país.

A empresa Allcomp Equipamentos de Precisão tornou-se distribuidora autorizada da Pentax para todo o Brasil. Os produtos da Pentax destacam-se nas áreas de construção e topografia. Serão comercializadas linhas completas de níveis óticos, teodolitos e estações totais.

O sistema russo de navegação por satélites Glonass deverá tornar-se verdadeiramente global a partir de 2010. Foi o que anunciou recentemente Anatoly Perminov, diretor da Agência Espacial Russa. A constelação conta hoje com 20 satélites, sendo necessários pelo menos 24 para oferecer serviços em todo o globo.

A China planeja implementar seu próprio sistema global de navegação por satélites até no máximo 2015, tornando-se assim independente de tecnologias de outros países. Para isso, o governo chinês pretende lançar 30 satélites adicionais, que se juntarão aos cinco que já estão em órbita, até a metade da próxima década.