GloboNeste ano de 2009 os geógrafos têm um motivo a mais para comemorar, pois no dia 26 de junho foram celebrados os 30 anos da Lei 6.664/79, que disciplina a profissão do geógrafo.

Apesar da regulamentação da profissão se dar somente em 1979, a geografia é considerada uma das mais antigas disciplinas acadêmicas da história da humanidade. Os estudos geográficos remontam à Grécia Antiga. Aristóteles inscreve-se entre um dos pioneiros da geografia, mas foi Estrabão (cerca de 63 a.C.-24 d.C.) quem registrou, de maneira mais extensa, o conhecimento geográfico da Antiguidade clássica, descrevendo locais e povos que conheceu em suas viagens.

No Ocidente, os estudos geográficos ganharam novo impulso com as Grandes Navegações, nos séculos XV e XVI. A necessidade de expansão comercial, que resultou no descobrimento da América e do Brasil, e a concorrência entre navegantes espanhóis e portugueses, tornavam fundamental o conhecimento organizado do espaço. Assim, desenvolveu-se, como nunca antes, a cartografia, isto é, a ciência da elaboração de mapas.

Atualmente, a geografia já está consolidada como uma disciplina científica. Ao contrário do que muita gente pensa, a atuação do geógrafo não está ligada ao magistério, pois na verdade ele pode atuar junto a empresas e órgãos de governo, em equipes de apoio à gestão territorial e ambiental, por compreender bem os reflexos das ações humanas sobre o meio físico.

Atribuições

A Lei 6.664/79 estabelece quem pode exercer a profissão de geógrafo e lista, com detalhes, quais atribuições profissionais são competências do geógrafo:

 – Delimitação de regiões geográficas naturais para fins de planejamento e organização físico-espacial;
 – Caracterização de regiões geoeconômicas, para fins de planejamento e organização físico-espacial;
 – Equacionamento, em escala nacional, regional ou local, de problemas referentes aos recursos naturais do país;
 – Interpretação das condições hidrológicas das bacias fluviais;
 – Pesquisas de mercado e intercâmbio comercial em escala regional e inter-regional;
 – Caracterização ecológica e etológica da paisagem geográfica e problemas conexos;
 – Política de povoamento, migração interna, imigração e colonização de regiões novas ou de revalorização de regiões já povoadas;
 – Estudo físico-cultural dos setores geoeconômicos destinados ao planejamento da produção;
 – Estruturação ou reestruturação dos sistemas de circulação;
 – Estudo e planejamento das bases físicas e geoeconômicas dos núcleos urbanos e rurais;
 – Aproveitamento, desenvolvimento e preservação dos recursos naturais;
 – Levantamento e mapeamento destinados à solução dos problemas regionais;
 – Divisão administrativa da União, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios;

Organização de congressos, comissões, seminários, simpósios e outros tipos de reuniões destinadas ao estudo e divulgação da geografia.

Posteriormente, em 2005, foi publicada a Resolução Confea de número 1.010 para revisão das atribuições de todos os profissionais do sistema Confea/Crea, o que resultou na complementação das atribuições dos geógrafos, incorporando o uso de novas tecnologias.

Num momento em que os problemas ambientais e urbanos ganham extrema importância, por estarem diretamente relacionados à questão da sobrevivência da espécie humana, os geógrafos têm uma contribuição essencial a dar no que se refere, especialmente, à elaboração de propostas na área do desenvolvimento sustentável e da gestão urbana.

Parabéns geógrafos, pelos 30 anos de profissão regulamentada!

Aprogeo-SP
Associação Profissional de Geógrafos
no Estado de São Paulo
aprogeosp@aprogeosp.org.br