Atendendo à demanda do mercado nacional e internacional de tubos de aço sem costura, a V & M do Brasil e suas subsidiárias V & M Florestal e V & M Mineração são as unidades brasileiras do grupo Vallourec & Mannesmann Tubes. Com diversas plantas industriais e negócios em quatro continentes, a V & M Tubes é uma holding de capital francês, 100% controlada pelo Grupo Vallourec.

V & M Mineração – Mina Pau Branco

Criada em 1955, a V & M Mineração, antiga Mannesmann Mineração S/A, surgiu para suprir as necessidades de abastecimento de minério de ferro da Usina Barreiro, a então Companhia Siderúrgica Mannesmann, hoje V & M do Brasil. Desde 2000 a V & M Mineração faz parte do Grupo Vallourec & Mannesmann Tubes.

Localizada na Serra da Moeda, município de Brumadinho, a apenas 30 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a planta gera cerca de 750 empregos diretos e indiretos com uma capacidade anual de produção superior a 4 milhões de toneladas de minério de ferro beneficiado.

Além do foco no abastecimento de minério de ferro para a V & M do Brasil, a V & M Mineração possui sua carteira de clientes inserida em três principais atividades industriais: mineradoras, grandes siderúrgicas e setor guseiro.

A Mina Pau Branco é lavrada em sistema “open pit” (a céu aberto) e sua cava tem a maior dimensão no sentido norte-sul, com aproximadamente 1000 m de comprimento e 600m de largura, com altura (profundidade de escavação) de 200m.

Visando manter a constante busca pela qualidade e produtividade em todos os seus processos, o corpo técnico da V & M Mineração lançou-se no desafio de encontrar no mercado, uma solução completa para as constantes medições de acompanhamento de avanço da lavra.

Para tanto, iniciaram contato com as empresas deste ramo no Brasil, e logo no início da empreitada, concluíram que a melhor solução seria o uso de um Scanner à Laser. O sistema scanner a laser é composto de um sensor Lidar que possibilita uma varredura a laser, capaz de levantar milhares de pontos por segundo, conferindo uma incrível capacidade produtiva, além do ganho de precisão que fica por conta da fidelidade com que o objeto escaneado é reproduzido digitalmente.

Laser Scanner

Definida a tecnologia, o próximo passo foi conhecer todos os equipamentos disponíveis no mercado, executando testes na própria mina, em plena operação, para verificação das reais capacidades de cada equipamento, da facilidade de operação e processamento dos dados, e a amplitude de aplicações dentro da mina.

Nesta época, o coordenador do setor de planejamento de lavra, engenheiro de minas, Flávio Leocádio, já mantinha contato comercial com a Manfra & Cia Ltda, e solicitou uma visita dos técnicos da Manfra com o equipamento Ilris-3D da Optech, marca consagrada em todo o mundo em sistemas de medições com laser. Dada a visita com o scanner da Optech, os engenheiros e técnicos do departamento de topografia da V&M, através do responsável pelo departamento, engenheiro Dartagnan Viana, propuseram os desafios encontrados no dia-a-dia da Mina Pau Branco. Desafios estes, que foram vencidos com excelente qualidade técnica pelo modelo Ilris-36D que permite alcance de até 1800m de leitura.

Conferido o poder técnico e a amplitude de aplicações deste modelo, que é dado principalmente pelo conceito de base motorizada que movimenta o scanner em todas as direções, além da extrema facilidade e segurança de operação em campo, executada através de um palmtop (computador de mão), a V & M Mineração adquiriu no final do mês de dezembro de 2008, uma unidade Ilris-36D, que vem operando desde então, sob coordenação do engenheiro Dartagnan, em aplicações de levantamento e atualização de frente de lavra, cálculo de volume escavado e volume de pilha de minério, monitoramento e estabilidade de taludes, criação de modelos digitais para o planejamento de lavra, entre outros.

Segundo o engenheiro Dartagnan, a utilização do scanner a laser, além de promover uma considerável melhoria de produtividade nas atividades de levantamento topográfico, surge como um instrumento de grande relevância para agregar ainda mais valor ao processo de manutenção da segurança operacional da cava. “Nossas atividades devem ser realizadas com total segurança às pessoas envolvidas, como vem sendo feito há anos e com foco constante na melhoria contínua.” reforça o engenheiro Dartagnam.

Engº José Gaspar dos Santos Lima
Consultor técnico e comercial
Manfra & Cia Ltda
www.manfra.com.br
gaspar@manfra.com.br