O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passou a disponibilizar, a partir de abril, o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP), um serviço online gratuito que processa dados gerados por receptores GPS para obter a latitude, longitude e altitude de pontos no território brasileiro.

O sistema permite que os usuários de equipamentos de GPS topográficos e geodésicos obtenham coordenadas de alta precisão no Sistema de Referência Geocêntrico  para as Américas (Sirgas 2000).

Ao lançar o serviço PPP, o IBGE oferece, de forma pioneira na América Latina, uma ferramenta de processamento de dados GPS que torna desnecessário que o usuário tenha conhecimentos técnicos profundos para a obtenção de coordenadas de maior precisão. Outra vantagem é que o profissional que faz uso do GPS para suas atividades não precisa comprar um software para processamento de dados. Com o sistema oferecido pelo Instituto, é necessário apenas o envio de algumas informações, para que o tratamento seja feito sem custo.

Para utilizar esse serviço, devem ser seguidas as seguintes etapas:

1.  Execute o rastreio em campo. Para obter bons resultados é importante realizar, antes do rastreio, um planejamento sobre o melhor horário para realizar o trabalho e as obstruções próximas. Anote o tipo e o valor da altura da antena utilizada durante o levantamento.

2. Após finalizado o rastreio, baixe os arquivos no computador. Os dados GPS devem estar em formato Rinex ou Hatanaka.

3. Preferencialmente, comprima os dados, para reduzir o tempo de envio das informações para o sistema do IBGE.  É permitido que haja mais de um arquivo dentro de um arquivo comprimido, desde que os arquivos Rinex ou Hatanaka estejam no diretório raiz do arquivo Zip.

IBGE-PPP

4. Acesse www.ppp.ibge.gov.br/ppp.htm. Os dados devem ser submetidos somente após 48 horas da conclusão do levantamento em campo. Só  são aceitos dados que tenham sido coletados após 25 de fevereiro de 2005, data a partir da qual o Sirgas 2000 foi adotado oficialmente no Brasil.

 

Caso seja feito o levantamento em uma estação do Sistema Geodésico Brasileiro, pode-se informar o código da mesma, estampado na chapa do marco (por exemplo: 1120R). Esta opção não é obrigatória para o processamento dos dados. 

 

5. Selecione o arquivo Rinex, Hatanaka ou Zip.

6. Escolha o modo de processamento (estático ou cinemático).

7. Indique o tipo da antena, conforme identificação adotada pelo Serviço Internacional de GNSS (IGS), e o valor de altura, em metros, referido ao plano de referência da antena.

 

Caso a altura da antena seja informada, é obrigatório marcar a opção “valor para altura da antena somente será adotado se esta caixa estiver marcada”. 

 

8. Informe um e-mail válido, para onde serão enviados os resultados do processamento. O e-mail não pode conter espaços no nome.

9.  O processamento será iniciado após a transferência do arquivo, o que pode demorar alguns minutos. Caso a resposta não seja enviada em 24 horas, para o e-mail informado, reprocesse os dados.

Cooperação internacional

O IBGE-PPP faz  uso do aplicativo de processamento CSRS-PPP, desenvolvido pela  Divisão de Geodésia do Natural Resources of Canada (NRCan). A licença de  uso do sistema foi disponibilizada ao IBGE, para uso no território nacional, através do Projeto de Infraestrutura Geoespacial Nacional (PIGN), objeto de cooperação entre o Instituto e a Universidade de New Brunswick, no Canadá, apoiado pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (Cida) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Acesse o manual completo em www.ppp.ibge.gov.br/manual_ppp.pdf.