Que tempo e dinheiro sempre andaram lado a lado todos sabem. Porém, agora esses dois itens ganham a companhia de um ponto muito importante para a sobrevivência do nosso Planeta: a sustentabilidade. Isso acontece porque, ao otimizarmos recursos, contribuímos diretamente com o meio ambiente. Mas como seguir esse conceito de forma efetiva?

Diversas empresas ao redor do mundo passaram a incorporar esse conceito a seus produtos e serviços. Assim, surgem aplicativos e ferramentas de trânsito, tanto para celular quanto para internet, que foram desenvolvidas com o objetivo de ajudar motoristas a ganharem tempo enquanto dirigem. Entre elas estão o Carona Chevrolet e Carona Brasil, no Brasil, e o Waze, em Israel. Lançado recentemente, o Waze tem conquistado um mercado amplo, com todas as suas especialidades. Trata-se de um software social de grande relevância aos motoristas, já que a ideia é que os usuários deixem o aplicativo em execução no celular enquanto dirigem. A aplicação envia dados de viagem para um servidor central, que agrega essas informações e o resultado é a possibilidade de ver o tráfego em tempo real, entre o usuário e o seu destino.

Esta não é bem uma novidade: alguns dispositivos de GPS, como o Dash, podem fazer o mesmo. A inovação é que, enquanto o Dash é um navegador, o Waze é uma aplicação para smartphone, disponibilizando, assim, mais recursos, como relatórios específicos de um problema encontrado na rua ou estrada. Além disso, ainda é capaz de fazer upload de imagens que serão compartilhadas com outros usuários, como a foto de um acidente.

A situação da região é gerada pelo motorista, ou seja, se você é o primeiro usuário Waze a entrar em uma determinada área, os dados do seu dispositivo são enviados à central e, com isso, um mapa de onde você está é disponibilizado e, a partir daí, é devolvido aos demais condutores. Mas se você entrar em uma área onde não existam pessoas com o Waze, não será possível ter nenhuma ajuda, já que o aplicativo não será útil. Por isso é chamado de software social, ou seja, é necessário que haja interação entre os usuários, para que todos possam “trocar” informações. Isso mostra a força e a fraqueza do aplicativo, que é gratuito e está disponível no iPhone e Android, mas ainda não chegou ao Brasil.

O Google Maps, nos Estados Unidos, por sua vez, começou a processar as informações de localização dos usuários do Google Maps Mobile, que permitiram o envio de posições GPS, em tempo real, para seus servidores. Todos esses dados compilados começam a gerar informações de trânsito para as vias locais ainda não monitoradas pelos grandes fornecedores.

Já no Brasil existem formas diferentes de driblar o trânsito, como dois projetos que poupam o seu tempo e ainda ajudam você a economizar dinheiro. O Carona Chevrolet e o Carona Brasil foram desenvolvidos especialmente com a finalidade de aumentar o hábito da carona entre as pessoas e, com isso, diminuir o número de veículos nas ruas, bem como a emissão de CO2.

O Carona Chevrolet, projeto desenvolvido pela LBS Local para a General Motors, em parceria com a agência McCann-Erickson, facilita o trajeto das pessoas e ainda oferece rotas personalizadas pelo próprio usuário. Cada pessoa cria o seu ponto de destino (conhecido como comunidade) e, a partir de então, os participantes passam a procurar carona por esses pontos de destinos/passagens. É possível também trocar mensagens entre os usuários, na seção de recados, para que cada um saiba qual a melhor carona pegar. Além de toda a praticidade, a ferramenta oferece as informações de trânsito, ajudando o motorista a escolher a rota mais adequada no momento.

O Carona Brasil faz parte do mesmo segmento do Carona Chevrolet, mas com o diferencial de não precisar criar uma comunidade de destino. Basta o usuário clicar em “Crie sua jornada”, dentro do site do projeto, e escolher se quer oferecer carona, pegar uma ou dividir um táxi.

Outra maneira inteligente de ficar por dentro do que acontece nas ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro é o Apontador Trânsito. Desenvolvido para o iPhone e Android, o aplicativo traz informações em tempo real do tráfego das duas capitais, com dados dos sites Apontador e Maplink. Além disso, faz a listagem e salva seus corredores favoritos, possui filtros de busca por nome, agrupa trechos de cada corredor por sentido e destaca vias com cores diferenciadas. E o mais importante: é gratuito, eficiente e prático para quem deseja saber do tráfego com precisão e agilidade. O aplicativo está disponível na App Store.

Este cenário nos mostra a velocidade de disseminação da tecnologia, que baseada no trinômio tempo-dinheiro-sustentabilidade trará cada vez mais ferramentas inteligentes e úteis para usuários em todo o mundo. Isso sem contar que, futuramente, as informações serão transmitidas em tempo real, com a possibilidade de visualizar carros, saber a velocidade do tráfego e até mesmo criar diversas rotas em seu próprio celular.


Rafael Siqueira
Formado em engenharia mecatrônica pela Poli/USP, CTO do Apontador MapLink (www.apontador.com / www.maplink.com.br)
rafael.siqueira@lbslocal.com