Realidade virtual, para muitos, ainda é tema de filme de ficção científica. Entretanto, a tecnologia vem se tornando uma realidade no Brasil, que tem demonstrado pioneirismo e inovação na sua aplicação e promete revolucionar a nossa forma de trabalhar e manipular dados virtuais. Setores como o da infraestrutura e de recursos naturais já utilizam a tecnologia e atestam que seus benefícios aumentam a eficiência e reduzem os riscos ao longo do ciclo de vida dos projetos, desde as fases iniciais até as de implementação e operação, oferecendo visibilidade e suporte no processo de tomada de decisão.

Hoje, a realidade virtual (RV) é uma das mais avançadas tecnologias de interface homem-computador disponíveis. Ela objetiva simular ambientes e operações, reais ou potenciais, através de modelos digitais 3D realísticos que submetem os usuários a estímulos sensorias (visuais, auditivos e táteis) próximos dos quais estariam submetidos caso estivessem realmente no ambiente representado. Esses estímulos causam a sensação de imersão e envolvimento no ambiente simulado e permitem que os usuários possam interagir intuitivamente, com um alto grau de liberdade, com os modelos e dados virtuais que lhes são apresentados.

Para produzir esses estímulos, a RV integra recursos de software e hardware específicos, tais como projetores e óculos 3D, que permitem visualizar imagens com profundidade (estereoscopia) e escala reais; sistemas de rastreamento de movimento que adaptam as imagens ao ângulo de visão do usuário; tecnologia de som 3D surround que replica o comportamento sonoro real; e luvas de dados que permitem a manipulação direta de objetos virtuais.

Cave

Os níveis de imersão e interação oferecidos pelo sistema de RV dependem dos recursos de software e hardware utilizados. O Cave Automatic Virtual Environment (Cave) é o sistema mais avançado disponível no momento, pois permite que o usuário se encontre completamente isolado do mundo real e imerso no mundo virtual. Entretanto, com bons softwares de RV, é possivel obter-se níveis razoáveis de imersão e interação até mesmo em desktops convencionais.


Revisão de projeto de plataforma de petróleo em ambiente imersivo

Imerso no sistema de RV, o usuário pode utilizar seu conhecimento espacial intuitivo para manipular e compreender, de forma simples, dados tão complexos e diversos como a engenharia de uma plataforma de petróleo, a distribuição espacial de corpos mineralizados subterrâneos, os riscos envolvidos em uma operação inédita, o impacto de um futuro projeto de infraestrutura na paisagem, ou até mesmo analisar o posicionamento e movimentação de equipamentos reais através de telemetria.

Ainda nas fases iniciais dos projetos, o usuário pode ter uma percepção clara dos riscos envolvidos, evitando erros de comunicação, facilitando a concepção de operações e tendo acesso, de maneira intuitiva, a todas as informações relevantes em uma interface que independe de conhecimento técnico para sua manipulação, o que maximiza a expertise e a colaboração de todos os envolvidos. O modelo de RV pode ainda servir de suporte na fase de efetivação do projeto, pois oferece uma visão clara das metas a serem alcançadas.

Benefícios também estão presentes na operação de plantas industriais, nas quais modelos de RV podem servir como um ambiente seguro para familiarização e treinamento de segurança, simulação de operações para desenvolvimento de melhores práticas e monitoramento remoto de operações através de acesso a banco de dados históricos (SAP, ERP, manutenção, etc.) ou em tempo real (proveniente de sensores instalados em planta).

Experiência brasileira em RV

No Brasil, a tecnologia de RV já vem sendo utilizada há algum tempo em indústrias como a de óleo e gás, aviação e automobilística. A Petrobras é uma das empresas que mais investe na tecnologia no país e conta hoje com cerca de 13 centros de RV que são utilizados por geofísicos e geólogos para definição mais precisa da perfuração de poços na fase de exploração, para aperfeiçoar a extração de óleo na fase de operação, e na simulação de procedimentos de segurança e manutenção, resultando na redução de tempo e custo em todas as fases do empreendimento.


Simulação de acidente em plataforma de petróleo no software Walkinside da VRcontext

A Embraer e a Volkswagen possuem centros de RV no país para testar requisitos de aerodinâmica, ergonomia e plasticidade do design dos seus protótipos, o que reduz o tempo e custo envolvidos, pois dispensam a construção de grandes quantidades de protótipos físicos. Graças à tecnologia, o tempo médio de desenvolvimento de um novo avião é hoje de três anos, quando antes se levava cinco anos. O Centro de Realidade Virtual da Volkswagen, inaugurado em 2008 em São Bernardo do Campo (SP), permite o aumento de colaboração entre suas equipes de design espalhadas pelo mundo, reduzindo custos de transporte e ciclos de tomada de decisão.

A realidade virtual é uma das especialidades que vem se desenvolvendo mais rapidamente na consultoria Coffey Information do Brasil, especializada em tecnologia da informação espacial. Há cerca de quatro anos, a empresa mantém uma equipe formada por geógrafos, técnicos CAD e desenvolvedores de sistemas, totalmente dedicada ao desenvolvimento, prestação de serviços e comercialização de soluções de RV. Hoje, a empresa é um dos centros globais de tecnologia do grupo australiano Coffey.

As empresas da Coffey no Brasil vêm apostando no potencial da tecnologia, principalmente nas áreas de exploração mineral, engenharia de minas, revisão de projetos e operação de plantas mínero-metalúrgicas, tendo prestado serviços de modelamento em RV para empresas como Vale, BHP Billiton, Ferrous Resources, Mtransminas e GME4.

Na indústria mineral, a principal aplicação tem sido a elaboração de modelos de RV e vídeos 3D integrando um variedade de dados, como modelos digitais de terreno e superfície, imagens aéreas, nuvens de pontos de laser scanner, modelos de blocos, projetos de expansão de infraestrutura de produção, corpos mineralizados, furos de sondagem e mapas geológicos.

Esses dados são gerados através da expertise da Coffey Information e da Coffey Mining em softwares especialistas em análise espacial, modelamento 3D e sensoriamento remoto, disponibilizados ao cliente em um único modelo de RV integrado, que dispensa conhecimento especializado do usuário final para sua manipulação e análise dos modelos em tempo real.


Usuários imersos interagindo com dados geológicos no software Geovisionary, visualizados em tempo real no sistema de projeção estereoscópica StereoWorks da Virtalis

O grupo também vem desenvolvendo pesquisas em aplicações de RV na simulação de processos, treinamento e revisão de projetos nos setores de infraestrutura de energia, planejamento urbano, meio ambiente, óleo e gás, engenharia industrial e construção civil. Para tanto, mantém parcerias de representação, customização e comercialização de softwares de RV como o Walkinside, desenvolvido pela empresa belga VRcontext, e o GeoVisionary, da britânica Virtalis, que também produz o hardware de RV Stereo Works. Além disso, a divisão brasileira da Coffey mantém parcerias estratégicas com instituições de pesquisa, como a Fundação Gorceix, Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal de Minas Gerais.


Pablo Mafra Ney Reinhardt
Especialista sênior em GIS e realidade virtual e coordenador técnico da área de RV na Coffey Information
pablo_reinhardt@coffey.com