Disponível novo modelo global de elevação da Nasa

Um dos mais completos mapas da Terra foi lançado em julho deste ano, fruto de uma ação conjunta da Agência Espacial Norte-americana (Nasa) com o Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão.

Disponível para download gratuito na internet, o Modelo Digital de Elevação Global (GDEM) foi criado a partir do processamento e correlação estéreo de 1,3 milhão de imagens óticas individuais, cobrindo 99% da superfície do planeta, entre as latitudes 83 graus norte e 83 graus sul.

As imagens que deram origem ao mapa foram obtidas pelo Radiômetro de Reflexão e Emissão Termal (Aster), um sensor japonês a bordo do satélite Terra. Até então, o mais completo mapa do planeta disponível era o SRTM, também feito pela Nasa, que cobria 80% da superfície da Terra. O objetivo da Nasa agora é reunir os dados dos dois mapas para obter uma cartografia global ainda mais completa.

Na versão colorida abaixo, as depressões aparecem em púrpura, as médias elevações em verde e amarelo, e os picos em laranja, vermelho e branco.

Aster GDEM

Veja os passos para baixar dados do Aster GDEM:

1. Acesse www.gdem.aster.ersdac.or.jp .

2. Antes de mais nada, é preciso registrar-se, criando um login e senha de usuário. Clique em “Register” e preencha os campos obrigatórios.

3. Para pesquisar dados, clique em “Search”. Pode-se selecionar um dos quatro métodos de pesquisa: por cena, polígono, arquivo shape ou coordenadas. Cada imagem tem 3601 por 3601 pixels, sendo que o número total de cenas é 22.600.

4. Depois de selecionar uma cena, aparece a página sobre as condições de uso das imagens. Após clicar no botão “Agree”, surge a página de download. O formato de saída do arquivo é GeoTIFF 16 bits.

Em uma comparação com o SRTM, pode-se verificar as vantagens de se trabalhar com o Aster GDEM:

Tabela

Importante:
• O download simultâneo não é possível se for usado o mesmo endereço IP por dois computadores.
• O número máximo de imagens para um download é 100.