O ano era 2003 e a revista InfoGEO ficava pequena para falar de GIS, sensoriamento remoto, cartografia e agrimensura. Com o georreferenciamento de imóveis rurais, o setor de geomática passava por uma ebulição e pedia uma publicação específica e de alta qualidade, voltada exclusivamente para os levantamentos em campo e processamento de dados em escritório.

Foi assim que surgiu a revista InfoGNSS, que no início se chamava InfoGPS. A evolução no nome da revista reflete o próprio avanço da tecnologia, que tem gradativamente migrado do uso exclusivo do sistema norte-americano GPS para receptores que rastreiam sinais do russo Glonass, do europeu Galileo e do chinês Compass.

Além dos assuntos ligados ao GNSS e às redes de monitoramento contínuo, a revista também abordou, nestas 30 edições, a evolução em equipamentos como estações totais, níveis digitais, teodolitos e acessórios, passando pelo surgimento de novas tecnologias como o laser scanner, RTK e GIS móvel, além de softwares cada vez mais sofisticados de processamento de dados e apresentação de projetos.

O próprio georreferenciamento, que no início era somente de imóveis rurais, ao longo destes anos tem sido discutido também para os imóveis urbanos, abrindo assim outro grande mercado para as empresas e profissionais do setor de geomática.

Mercado de trabalho e atribuições profissionais também são assuntos que sempre estiveram presentes na InfoGNSS, com artigos, colunas e matérias sobre o campo de atuação de topógrafos, agrimensores, cartógrafos e demais envolvidos com a geomática. Além disso, a educação e a atualização profissional sempre foram uma preocupação constante na revista.

Vários colunistas contribuíram para melhorar cada vez mais o conteúdo da InfoGNSS ao longo desses anos. Por motivos diversos, cada um deles escreveu por um tempo para a publicação e acabou seguindo outro rumo. Hoje, os colunistas são Régis Bueno, Roberto Tadeu Teixeira e João Francisco Galera Monico, que qualificam ainda mais a revista.

Esta edição abre um novo ciclo da InfoGNSS, no qual a tecnologia sofrerá uma nova evolução devido às imensas demandas por medição, locação, implantação e monitoramento de grandes empreendimentos por todo o Brasil. Copa do Mundo, Olimpíadas, PAC e Pré-Sal têm nos colocado na mira de grandes empresas de todo o mundo, e a geomática vai acompanhar este boom na infraestrutura do país.

Ao longo dos últimos seis anos, a InfoGNSS se consolidou como uma referência na área de geomática, sendo uma fonte de informações relevantes e de qualidade para profissionais e empresários do setor. Que os próximos seis anos (ou trinta edições) sejam ainda melhores!

ALTA ACURÁCIA!

Segundo um artigo da revista GPS World, publicado no início de 2009, o professor João Francisco Galera Monico, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente, está entre os 50 líderes mundiais em GNSS a serem ouvidos.

A partir desta edição, a revista InfoGNSS passa a contar com uma coluna fixa do professor Galera, que vai abordar os diversos aspectos da geodésia. Seja bem vindo Galera!

Eduardo Freitas Oliveira
Eduardo Freitas é engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG. Editor da Revista InfoGNSS
eduardo@mundogeo.com