Entre o final deste ano e o início de 2011 haverá muita expectativa pelo desenvolvimento e divulgação do Censo 2010, que envolverá novas tecnologias e metodologias para a contagem populacional, incluindo o uso de GPS. Estes novos dados geodemográficos prometem revolucionar o geomarketing nos próximos anos.

Além disso, novas tecnologias como a web 2.0 e os dispositivos móveis ampliam as fronteiras do uso do geomarketing para aplicações inimagináveis há algum tempo, como por exemplo o envio de ofertas para o celular de um usuário, baseado em seu comportamento em mídias sociais, no exato momento em que ele se aproxima de um ponto de venda.

Os setores que mais utilizam essas aplicações no Brasil estão na área de franquias, varejo, telecomunicação, energia, bancos e financeiras, empresas de cartões de crédito, seguradoras, construtores e corretores imobiliários, indústria de bens de consumo, instituições de ensino e religiosas, entre outros. Todos estes setores já estão se beneficiando das novas tecnologias para análises mercadológicas baseadas em localização, e vão receber uma enxurrada de dados geodemográficos com a realização do próximo Censo. Cabe aos profissionais e às empresas do setor de geomarketing organizarem toda essa gama de informações e colocá-las nos mapas para responder a perguntas muito simples. Sim ou não? Abro ou não abro um negócio neste endereço?

Seção Infraestrutura

O Brasil se tornará um imenso canteiro de obras nos próximos anos, com empreendimentos visando a realização da Copa 2014, Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, além de projetos para a extração sustentável da camada pré-sal.

A nova seção “Infraestrutura” apresentará, a cada edição da revista InfoGEO, a evolução nas obras que serão erguidas em todo o país. Além de informar, nosso compromisso será de fiscalizar o projeto, execução e uso desses empreendimentos.

GeoQuality e GeoDireito

Esta edição conta com a re-estreia de Wilson Holler, engenheiro cartógrafo e supervisor da área de gestão territorial estratégica da Embrapa Monitoramento por Satélite, que vai discorrer sobre os vários aspectos da coleta, uso e compartilhamento de dados geoespaciais. Holler era colunista fixo da revista InfoGNSS, mas a partir de agora passa a contribuir para a InfoGEO.

Eduardo FreitasEduardo Freitas
É engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG
Editor da revista InfoGEO
eduardo@mundogeo.com