Por Fabíola Cottet e Eduardo Freitas
Fotos: Aguinalo Pedro

Quem nunca entrou no Google Earth ou Google Maps e foi direto fazer uma busca pelo próprio endereço ou bisbilhotar o quintal do vizinho? Em contrapartida, quem ainda se dá o trabalho de abrir uma pesada lista telefônica, pesquisar um endereço (geralmente em letras minúsculas), gravar o número e quadrante da página e verificar sua posição no mapa?

Estes dois lados de uma mesma moeda mostram como a geotecnologia evoluiu nos últimos anos, passando do uso restrito a alguns profissionais especialistas no assunto para o acesso diário por milhões de pessoas. Só o Google Earth tem, hoje, mais de meio bilhão de usuários que usam o globo virtual para visualização e análise geográfica, o que demonstra a popularidade desse tipo de ferramenta.

Com milhões de usuários em todo o mundo, o Google aproveita sua experiência com o mapeamento colaborativo e o acesso simultâneo a dados para oferecer ferramentas corporativas das ferramentas Google Earth e Google Maps.

O Seminário Google Maps e Earth para Empresas reuniu em São Paulo, no dia 3 de dezembro de 2009, 382 executivos do setor para a série de debates que apresentou as aplicações empresariais das ferramentas do Google e também mostrou as principais soluções da empresa.

Com o tema “Descubra como as ferramentas do Google podem impulsionar o seu negócio”, o evento agrupou uma série de oito debates e abordou as funcionalidades dos produtos e suas aplicações nas áreas de geomarketing, mercado imobiliário, gestão empresarial, rastreamento de veículos, logística, mídia e negócios em geral.

Organizado pela Editora MundoGEO em parceria com o Google, o Seminário contou com palestrantes e debatedores que apresentaram um panorama geral para cada assunto proposto, convidando o público a participar com perguntas destinadas aos especialistas. Segundo Rafael Siqueira, CTO da LBS Local, o formato é bastante inovador. “É uma evolução, pois colocou especialistas frente a frente, o que possibilitou o surgimento de novas ideias a partir do confronto de opiniões e visões diferentes. Além disso, os mediadores conheciam profundamente os temas abordados, diferentemente de outros eventos do setor”, afirmou o executivo.

Para Emerson Zanon Granemann, coordenador do evento e diretor da MundoGEO, o encontro “materializou o sucesso do novo produto criado, pois permitiu conectar usuários e fornecedores num ambiente interativo. Em apenas um dia foi possível mostrar ao mercado todas as novidades dos produtos corporativos do Google na área de geoinformação”, ressaltou.

Siqueira participou de uma discussão juntamente com Thomaz Assumpção, presidente da Urban Systems, André Cruvinel, da Embratec Good Card, e Eduardo Francisco, da AES Eletropaulo, como mediador. Eles foram responsáveis por apresentar o uso das ferramentas do Google no geomarketing, que podem beneficiar diversas áreas, como ações de marketing, perfil de clientes e características comerciais de cada região.

Um dos destaques do Seminário foi a palestra de Marcelo Quintella, gerente de produtos Geo do Google. A apresentação ressaltou o desenvolvimento da geotecnologia dentro da empresa e as próximas ações da companhia. Ele afirmou que o futuro das aplicações geo está no conteúdo para celular e que antes do Google as informações geográficas já existiam, mas não estavam organizadas e universalmente acessíveis.

Na parte da tarde, quem abriu a sessão de debates foi Francisco Gioielli, responsável técnico do Google Enterprise, que apresentou detalhadamente as características das ferramentas Google Maps API Premier, Google Earth Pro e Google Earth Enterprise. “Esta é uma excelente oportunidade de mostrarmos nossos produtos, por se tratar de um evento organizado por uma instituição neutra como a MundoGEO”, destacou Gioielli.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também esteve presente, com a analista em geoprocessamento Giovanna Catão, que mostrou como o órgão utilizou PDAs com GPS integrado no Censo de 2007. A profissional também falou sobre os equipamentos e tecnologias que serão usados na próxima contagem populacional.

Um dos debates de maior destaque teve como assunto a localização dos veículos a partir de 2010. A discussão contou com a presença do coordenador geral de planejamento normativo e estratégico do Denatran, Antonio Calmon, e o diretor do Google Enterprise, José Nilo. Ambos os palestrantes falaram sobre o estágio atual da lei que obriga a instalação de localizadores nos veículos e o impacto no setor de mobilidade. Calmon ressaltou a importância de discutir o assunto com pessoas fora do setor automotivo. “Esta não é a plateia que costumo apresentar a Resolução 245 e foi importante conversar com pessoas que não são do setor automotivo. Também foi muito importante assistir sobre as outras ferramentas que futuramente poderão ser agregadas aos nossos serviços”.

O Seminário contou com a importante presença do gerente de produtos do Google dos Estados Unidos, Alex Torres. O executivo destacou a chegada do serviço Google Street View no Brasil e as inovações e novidades que serão apresentadas pela companhia. Torres também mostrou exemplos de mapas aplicados em sites do setor público e de mídia.

O seminário foi uma realização das revistas InfoGEO e InfoGPS, publicadas pela MundoGEO, com apoio do Google e divulgação dos portais MundoGEO, InfoGPS-
online, UOL, Apontador|MapLink e Gristec. O patrocínio do seminário ficou por conta da LBS Local e Vertax.

O evento contou ainda com o apoio de divulgação dos blogs Rascunhogeo, Fernando Quadro, Geoinformação online, Npossibilidades, Geotecnologias, Geoluislopes, I-tecnologia, InterNey, Geoprocessamento e TecGeoweb, além da Abec-SP e dos sites Topografia, Portalgeo e WebMapIt.

Granemann, coordenador do evento, adiantou que em 2010 o público poderá presenciar outros encontros importantes. “Para este ano, vários seminários serão realizados voltados a temas verticais, como o seminário ‘Geomarketing – Novas Tendências’ que acontecerá em março. O novo produto faz parte da série de seminários InfoGEO & InfoGPS que reuniu, nos três eventos realizados em 2009, mais de 730 profissionais”.

Adriano Huguet, Alex Torres, André Cruvinel,Antonio Calmon, Denilson Novelli, Eduardo Francisco, Francisco Gioielli, Giovanna Catão, Guilherme Martins, José Nilo, Marcelo Barbosa, Marcelo Quintella, Rafael Siqueira, Renato Diniz, Thomaz Assumpção, Vanessa La Luna e Wanderley Sigali