Por Alessandro Diniz

A sessão plenária da Petroleum User Group Conference, da Esri, mencionou com destaque as novas features do ArcGIS 10 que habilitam a tecnologia a rodar em ambiente cloud computing.

O diretor geral de produtos, Clint Brown, aproveitou pra falar da parceria com a Amazon, da facilidade com que o AGS 10 foi instalado no Amazon Elastic Cloud Compute (EC2) e também de como as empresas passarão cada vez mais, buscar as vantagens da modalidade SaaS (Software as a Service).

Segundo pesquisa feita pelo Gartner, o percentual de empresas usando software alugado passará dos atuais 15% para 66%.

Além do ArcGIS Server, a ESRI também está trabalhando para oferecer as aplicações Business Analyst e GeoPortal Extension também na modalidade SaaS.

Leia mais em: http://geo.geek.nz/esri/esri-announces-relationship-with-amazon-web-services/

Microsoft Silverlight

As aplicações usadas nas sessões de tecnologia aplicada foram majoritariamente baseadas na tecnologia Silverlight. Nas sessões de usuários em geral, também predominaram as aplicações feitas com REST e utilizando a tecnologia de apresentação da Microsoft.

Não é uma novidade (embora tenha sido pra mim!), mas há uma série de componentes e templates criados com a versão 1.1 da API REST para Silverlight disponíveis para download. O interessante é que este material pode ser fácil e rapidamente modificado no Expression Blend – Studio de design de aplicações da Microsoft.

As tecnologias equivalentes para JavaScript e Flex foram timidamente citadas.

Leia mais em: http://blogs.esri.com/Dev/blogs/silverlightwpf/archive/2009/11/16/The-ArcGIS-API-for-Microsoft-Silverlight_2F00_WPF-version-1.1-is-available.aspx

REST API

Os esforços da ESRI no sentido de tornar a API REST mais abrangente são notáveis e neste release, deixam muito claro que as aplicações utilizando estas API’s já foram adotadas pelos usuários e Solution Providers ESRI. Entre apresentações de stand e auditório, a esmagadora maioria utilizou-se do conceito RIA (Rich Internet Application) com programação no Server feita com a API REST, inclusive os portais corporativos de informação. As novas features da API incluem suporte para: (1) edição na Web e (2) consultas em tabelas relacionadas.

ModelBuilder + Python + Fita adesiva…

Os scripts e modelos ganharam bastante ênfase nas sessões de tecnologia promovidas pela ESRI. Nas reuniões com os gerentes de verticais também se pôde perceber as mesmas mensagens, chamando a atenção para o poder e a (tão sonhada!) facilidade na utilização destes recursos nativos do ArcGIS. Além de turbinar os desktops, os scripts e modelos também reforçam o modelo arquitetural Web baseado em tecnologia REST.

Ou seja, o negócio é concentrar as análises sofisticadas no servidor e deixar as “fancy-applications” fazerem o show! O ArcGIS Explorer também ganha bastante com isso, já que ele é todo preparado para receber as tasks de processamento hospedadas nos servidores ArcGIS Server.

Como nos antigos episódios do MacGyver…

ArcGIS no IPhone

Pode até não ser imprescindível, mas que os gadgets da Macintosh são elegantes, lá isso eles são… E a ESRI não poderia ignorar a mais fancy de todas as tecnologias: Vem aí o ArcGIS Server for iPhone API, que vai permitir aos desenvolvedores a criação de aplicativos GIS para usuários do aparelho celular.

Mais informações em: http://events.esri.com/bpc/2010/dev_agenda/index.cfm?fa=Session_Detail_Form&SessionId=18&ScheduleId=147

Alessandro Diniz
Analista de Negócios da Empresa Imagem
asdiniz@img.com.br