Três grandes contratos relativos ao projeto e implementação do sistema Galileo foram assinados no final de janeiro. O diretor da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) para o programa Galileo, Rene Oosterlinck, oficializou os três primeiros contratos para a fase de capacidade operacional completa do sistema europeu de navegação satelital. O evento marcou o início da construção da infraestrutura operacional do Galileo, cobrindo as áreas de desenvolvimento e lançamento dos satélites.

O contrato assinado com a empresa italiana Thales Alenia Space cobre as atividades de suporte à fabricação dos veículos, como engenharia de sistemas, integração e validação, engenharia de sinais, entre outras. Para o segmento espacial foram contratadas as companhias OHB-System AG e EADS, para fabricação de 14 satélites, com a primeira entrega marcada para 2012.

Como líder de um consórcio, a OHB se uniu à Surrey Satellite Technology Limited (SSTL) para a construção da plataforma espacial e desenvolvimento da carga útil. Para os serviços de lançamento, o contrato prevê a provisão, por parte da empresa Arianespace, de cinco foguetes Soyuz para o envio dos veículos até as suas órbitas, a partir do centro espacial da Guiana Francesa.

Este anúncio representa um importante marco no desenvolvimento do Galileo e na cooperação entre a ESA e a Comissão Europeia.