Representação gráfica em projetos

Tenho interesse amplo nas geotecnologias, especialmente nos interfaceamentos 3D de representação gráfica. Desde 2006 venho desenvolvendo e aplicando modelos e metodologias afins, relacionadas principalmente ao planejamento dos recursos hídricos e da infraestrutura urbana. Desenvolvo consultoria nessas áreas e sou entusiasta da substituição dos métodos convencionais de representação gráfica em projetos técnicos; tanto nestes segmentos quanto nas demais aplicações da arquitetura, cartografia e engenharia. Vejo com objetiva clareza um horizonte imenso a explorar por essas vias. Confesso que ainda não identifiquei, no Brasil, alguém ou alguma organização que esteja exercendo e divulgando práticas objetivas neste segmento e que apresente perfil compatível à troca de impressões, para que eu possa expor as ideias, as aplicações e os protótipos que venho desenvolvendo neste nicho tecnológico. Neste sentido, solicito alguma orientação.
Francisco Chagas Filho

Francisco,
Nossa sugestão é postar um tópico sobre este assunto no Fórum MundoGEO. Certamente haverá usuários interessados em iniciar um diálogo.

Mercado de Trabalho

Que tipo de habilidade e competência técnica as empresas de geoprocessamento e georrefereciamento requerem para o profissional atuar nessa área? Quais são as formações acadêmicas e cursos necessários? Nesse site tem alguma informação sobre o assunto? Há uma relação de vagas de emprego nas empresas?
Luciano K. Sarkis

Luciano,
O mercado de geoprocessamento é bem amplo e não há somente um profissional que pode trabalhar na área. São técnicos em geoprocessamento, tecnólogos em agrimensura, engenheiros agrimensores e cartógrafos, analistas de sistemas, etc.. Também há engenheiros ambientais, civis e agrônomos na área. Sobre as vagas, nós sempre publicamos oportunidades de emprego no setor. Quase todo dia há vagas na seção de notícias em www.mundogeo.com, e toda sexta-feira publicamos um resumo com as oportunidades da semana.

Cortesia para Bibliotecas

Venho por meio desta mensagem verificar a possibilidade de receber a Revista InfoGEO aqui na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em forma de doação. Sou do Laboratório de Práticas Mecânicas da Faculdade de Engenharia Agrícola e temos trabalhado com pesquisa em tecnologias para máquinas, como RTK e GPS. O material ficará à disposição para toda a comunidade nos acervos de pesquisa do Laboratório.
Henrique Ferreira Levien

Henrique,
A MundoGEO tem um programa de assinaturas de cortesia das revistas InfoGEO e InfoGNSS para bibliotecas de cursos ligados à área de geotecnologias. Basta entrar em contato pelo email editorial@mundogeo.com e informar os dados para envio das revistas.

Portal MundoGEO

Vai levar algum tempo até que se possa avaliar com absoluta clareza o quanto a proposta desse site impulsionou a geografia neste país. Meus parabéns!
Marco Mendonça

Envie críticas, dúvidas e sugestões para editorial@mundogeo.com. Por uma questão de espaço, as mensagens poderão ser editadas