Com o objetivo de conhecer melhor o mercado de softwares de topografia no Brasil, o Portal MundoGEO e a Revista InfoGNSS realizaram, no final de julho, uma pesquisa que durou apenas dois dias e mostrou um bom extrato do setor de geomática.

Este estudo foi desenvolvido para descobrir qual a relação dos usuários com os softwares de topografia, quais os tipos mais comuns de arquivos para importação e/ou exportação, os principais equipamentos para comunicação e os atributos mais valorizados em um sistema.

Segundo a pesquisa, a maioria (56,5%) dos visitantes do Portal MundoGEO trabalha com processamento em escritório. Por outro lado, 20,1% trabalham com desenho e 11,6% com operação em campo. As opções desenvolvimento, venda e avaliação/compra ficaram praticamente empatadas, em torno de 2%. Pouco mais de 5% optou pela alternativa “outro”, indicando que usa softwares topográficos para exercícios em sala de aula, estudo, pesquisa, etc..

Arquivos e Equipamentos

Na pergunta sobre os formatos de arquivos mais importantes para importação e/ou exportação, era possível escolher mais do que uma opção. Neste quesito, a ordem de arquivos mais usados é a seguinte: DWG, DXF, Imagem (JPG, TIFF, etc.), SHP, ASCII, DGN, DAT, XML e MIF. Em “outros”, foram citados GEOTIFF, MAP, GRD, GDB, PDF, TXT, SRF, MDB, TPS, XYZ, M21, KML/KMZ, XLS e FBK.

Na pergunta sobre comunicação com equipamentos, também era possível escolher mais do que um tipo de aparelho. Ficaram em primeiro as estações totais, com 75,7%, seguidas de perto pelos receptores GNSS e coletores. Por último, ficaram os laser scanners. Na opção “outro” foram citados níveis, celulares, GPS de navegação, etc..

Atributos

Quanto aos principais atributos valorizados pelos participantes, havia a possibilidade de escolher mais de um item, sendo que a qualidade mais valorizada em um software de topografia foi a realização de cálculos geodésicos e de área, seguida de perto pelas funções de CAD. O tempo do software no mercado – assim como em outras pesquisas realizadas anteriormente, sobre receptores GNSS e estações totais – parece não ser um diferencial, com apenas 15,4% dos votos. Os resultados podem ser melhor visualizados no gráfico.

Dentre os participantes que indicaram a opção “outro”, foram informados atributos importantes, como interoperabilidade, qualidade dos relatórios, georreferenciamento, cálculo de séries de ângulos nas duas posições, suporte técnico, atualização constante, ajuste manual do MDT, suavização de curvas de nível, geração de memoriais e relatórios.

Quais atributos são mais importantes em um software de topografia?

Nos comentários finais da pesquisa, chamou a atenção a mensagem do engenheiro agrimensor Lioni de Souza Figueiró, que gostou da pesquisa mas recomendou fazer um questionário mais abrangente dentro do mesmo assunto, ou vários, e que todas as questões tenham mais de uma opção de resposta. Já um usuário que se identificou somente como Adalberto sugeriu que os fabricantes dos softwares diminuam os preços dos mesmos e ofereçam melhores condições para os profissionais da área. Outro visitante do Portal MundoGEO, que não se identificou, gostaria que fosse feita uma pesquisa semelhante considerando apenas os softwares para projeto de vias.

Vários comentários tiveram como tema outros softwares que são usados para topografia mas não constavam na pesquisa. No formulário havia uma questão sobre que software é utilizado pelo usuário, na qual as opções eram Datageosis, Posição, SurvCE, Topocad, TopoEVN e Topograph. Porém, houve várias citações aos softwares GeoOffice, Autotopo e Autodesk Civil 3D, entre outros.

A pesquisa do Portal MundoGEO e da Revista InfoGNSS teve uma grande participação, com quase 300 votos em somente dois dias. A maioria dos votantes aprovou a iniciativa e sugeriu a realização de mais estudos deste tipo, tanto no Portal MundoGEO como nas Revistas InfoGEO e InfoGNSS.