A Coffey, empresda de consultoria nos mercados de infraestrutura física e social, e o Governo do Estado assinaram, em 24 de novembro, protocolo de intenções para iniciar projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em Minas Gerais.

Os acordos foram fechados por meio do programa Inove em Minas, vinculado ao Sistema Mineiro de Inovação (Simi), iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes-MG) que integra e coordena o ambiente de inovação do Estado.

A Coffey irá instalar um centro especializado em geotecnologia e visualização avançada via realidade virtual em Belo Horizonte, onde possui sua base para o Brasil e América Latina. O investimento para o período de dois anos é estimado em 3,8 milhões de reais — 50% provenientes da Sectes-MG. Além da infraestrutura, os recursos contemplam treinamento especializado de profissionais, desenvolvimento de ferramentas para gestão de território e recursos naturais, entre outros.

Geotecnologia e realidade virtual

O centro de P&D da Coffey, que será implantado em Belo Horizonte, terá infraestrutura completa de hardware e software, um laboratório de realidade virtual de 100 metros quadrados e instalações de 400 metros quadrados para ensino e desenvolvimento de sistemas.

O objetivo é transformar a base da capital mineira em centro mundial de P&D para o setor mineral-metalúrgico e referência em tecnologia de ponta e projetos com aplicações inovadoras. Ele também dará suporte às atividades de ensino especializado em geotecnologias desenvolvidas no centro de Educação Continuada e Cursos de Especialização da empresa.

O novo centro de P&D contribuirá para capacitar e reter mão de obra qualificada no Estado e propiciar o intercâmbio de expertises com empresas e instituições nacionais e internacionais, por meio da participação de pesquisadores e alunos de universidades públicas nos projetos. A Coffey irá criar cerca de 15 novos postos de trabalho para doutores, mestres e especialistas. Terá aproximadamente 50 profissionais envolvidos que receberão treinamentos em tecnologia de ponta no Brasil e no exterior.

A tecnologia em realidade virtual possui grande potencial de reduzir custos, tempo e riscos em todas as fases de empreendimentos do setor mineral-metalúrgico. Assim, Minas Gerais se solidificará como referência no desenvolvimento de soluções em geotecnologias e realidade virtual aplicadas ao planejamento espacial, principalmente no que se refere a estes setores.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.