O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) acaba de concluir a estimativa do desmatamento na Amazônia Legal para o período 2009/2010 realizado pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes).

A taxa projetada, a partir da análise de 93 imagens de satélite, é de 6.451 quilômetros quadrados.  A margem de erro para esta medida é de mais ou menos 10%.

A taxa de desmatamento de 2009/2010 indica uma redução de 13,6% em relação ao período anterior. Trata-se da menor taxa medida pelo Inpe desde 1988, quando o Instituto iniciou a série de levantamentos anuais do desmatamento.

A estimativa do Prodes foi anunciada na manhã de quarta-feira (1/12), em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na presença de Gilberto Câmara, diretor do Inpe, e de Dalton Valeriano, coordenador do Programa Amazônia do instituto.

Prodes e Degrad

O Prodes é uma das ações do MCT no Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAM) e tem sido reconhecido como uma contribuição fundamental para o logro das metas do PPCDAM pela presteza e transparência na divulgação da informação sobre o desmatamento na região.

O sistema computa como desmatamento as áreas maiores que 6,25 hectares onde ocorreu remoção completa da cobertura florestal (corte raso). A análise das áreas degradadas onde a floresta foi parcialmente removida é feita por outro projeto do Inpe, o Degrad, cujos mapas para 2010 estão sendo preparados e serão divulgados oportunamente.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.