O futuro dos mapas chegou. Conecte-se você também!

Esqueça tudo o que você já viu em termos de eventos de geotecnologias. Palestras longas e chatas? Nunca mais. Falta de interatividade com os apresentadores e palestrantes? Nem pensar. Conhecer a programação somente alguns dias antes do evento e não poder participar das escolha dos temas? Coisa do passado.

Acaba de nascer um novo conceito de encontro para o setor de geo. Debates, fóruns, interação,
networking, colaboração, conexão: tudo isso faz parte do MundoGEO#Connect.

O conceito do MundoGEO#Connect foi concebido a partir da percepção do Grupo MundoGEO sobre as novas demandas por informações dos profissionais ligados direta e indiretamente ao setor de geotecnologias. Isso foi notado através da intensa movimentação nas redes sociais, da opinião dos visitantes cadastrados no Portal MundoGEO e dos assinantes das revistas InfoGEO e InfoGNSS, mas principalmente dos participantes dos webinars e dos seminários já realizados.

Com data marcada para 14 a 16 de junho de 2011, em São Paulo, o MundoGEO#Connect aliará uma feira de produtos e serviços a uma grade de palestras e debates com formato interativo, tanto dos presentes como dos conectados a distância, através das novas tecnologias de transmissão online, como o Twitter e os webinars.

Com o tema ”O futuro dos mapas chegou!”, o encontro inspira-se na nova relação dos usuários com a localização, nas tecnologias e aplicações atuais da geoinformação e nas tendências e inovações no setor de geo.

Seminário Google Maps e Earth para Empresas, realizado em 3 de dezembro de 2009 pela MundoGEO

Este encontro proporcionará aos visitantes o contato direto com as últimas tendências do mercado geoespacial, através de debates e cursos. Estão previstos três auditórios, que funcionarão simultaneamente, contando também com conferências internacionais. Os debates terão um formato inovador, semelhantes a uma arena, o que permitirá maior interação do público, que se envolverá com os profissionais através de sessões de perguntas&respostas.

Nesse ambiente amplo de ideias, especialistas e decisores ligados à produção de dados, desenvolvedores de aplicativos, provedores de conteúdos e usuários das geotecnologias se encontrarão para discutir tendências, conceitos e aplicações.

Este evento se apresenta para se tornar o principal evento anual de geoinformação do Brasil, com a presença de companhias dos setores de mapeamento, georreferenciamento, imagens de satélite, geoprocessamento, equipamentos (estações totais, GNSS, sensores etc), além de provedores de serviços baseados em localização, entre outros.

Segundo Emerson Granemann, diretor do Grupo MundoGEO, o MundoGEO#Connect permitirá aos participantes optarem por assistir um ou vários seminários e cursos, além de visitar uma feira com todas as novidades do mercado. “Será um oportunidade única de interação com produtores e usuários de geoinformação, proporcionando ampliação da rede de contatos, atualização profissional e estímulo a fechamentos de novos negócios no ambiente da feira”.

Onde, quando e como fazer o evento?

Para definir a data, periodicidade e local do evento, a comunidade envolvida com o Portal MundoGEO participou enviando suas respostas, através de enquetes e pesquisas online. Um primeiro questionário foi submetido, em maio deste ano, para saber qual o desejo dos usuários sobre um novo evento de geotecnologias. Este estudo apontou que a maioria prefere um evento anual, em São Paulo, com três dias de duração. Além disso, com o estudo foi possível saber quais os principais objetivos da comunidade ao participar de um encontro desse tipo.


Mercado

Com o crescimento vertiginoso do número de profissionais usando as redes sociais, que nos últimos anos têm se mostrado importantes para a localização pessoal e para divulgar ideias e tendências, é preciso entender o que está acontecendo na área de tecnologias ligadas ao setor geoespacial.

O próximo ano será marcado por várias inovações, principalmente na área de geomática aplicada à gestão pública, meio ambiente, infraestrutura, agronegócio, geomarketing, entre outros assuntos que despertarão a curiosidade dos profissionais que trabalham direta e indiretamente com as geotecnologias. Um exemplo é a chegada dos dados do Censo 2010, um levantamento que irá proporcionar aos órgãos nacionais de governo uma nova oportunidade de direcionar recursos para regiões com determinadas carências, seja na área da saúde, economia, lazer, abastecimento, infraestrutura, entre outras. Além disso, as empresas que trabalham com análise geográfica e location intelligence terão novos dados para fazer seus estudos mercadológicos.

Serviços poderão ser melhor estruturados, para o crescimento sustentável das cidades e qualidade de vida das pessoas, que também precisam estar conectadas através de mecanismos que envolvem as geotecnologias. Alguns desses recursos são o Google Earth e o Bing Maps, que permitem aos usuários se beneficiarem com aplicações práticas no seu dia-a-dia.

Empresas garantem espaço no MundoGEO#Connect

Até o fechamento desta edição, o MundoGEO#Connect já conta com 80% de seus espaços vendidos, o que comprova a confiança do mercado no sucesso do evento. Quem já confirmou sua presença no MundoGEO#Connect são a Alezi Teodolini, AMS Kepler, Base, CPE, Digibase, Engemap, Engesat, Furtado&Schmidt, Geocenter, Geograph, Geomat, Geomax, Inovação, Leica Geosystems Sudamérica, Manfra, Orbisat, Santiago&Cintra, Santiago&Cintra Consultoria, Sisgraph, Spot Image Brasil, Tecnosat, Telespazio Brasil, Threetek e Wild.

Adriana Wendler, gerente comercial da MundoGEO, observa que as principais empresas do setor apostaram, desde o início, no evento. “No mês de agosto, antes mesmo do evento ser lançado, 50% da feira foi vendida em apenas uma semana”.

A feira do MundoGEO#Connect terá entrada livre e reunirá as principais empresas brasileiras e marcas mundiais na área de geotecnologia. Será o principal encontro nacional de geoinformação, com companhias dos setores de cadastro, mapeamento, georreferenciamento, imagens de satélite, geoprocessamento, GIS, web mapping, consultoria, equipamentos, provedores de conteúdo e serviços de localização, entre outros.

Temas

No MundoGEO#Connect, estão previstos três auditórios que funcionarão simultaneamente, com conferências nacionais e internacionais (keynote speakers). Flashes do evento serão transmitidos online e gravados (vídeo e podcast) para posterior disponibilização via internet.

Serão abordadas, no MundoGEO#Connect, as principais novidades e tendências ligadas à geomática aplicada nas áreas de utilities (energia, saneamento e telecomunicações), defesa civil, resposta a desastres naturais, mineração, petróleo, meio ambiente, sustentabilidade, agronegócio, florestas, governo (federal, estadual e municipal) e infraestrutura.

Na área de políticas de dados, serão debatidos assuntos ligados a Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), qualidade dos dados, distribuição e direitos autorais, interoperabilidade e privacidade. Já sobre as tecnologias, será abordado o mapeamento 3D, aerofotogrametria, imagens de satélite, radar e laser, GIS, Geoweb, GNSS (GPS, Galileo, Glonass), LBS, mobilidade, GIS móvel etc.

A grade preliminar de temas foi elaborada a partir de enquetes e pesquisas online feitas com os usuários do Portal MundoGEO. No início de outubro, os visitantes cadastrados no site foram novamente convocados a auxiliar na montagem do evento, indicando quais os temas de maior interesse quando os assuntos são as políticas de dados e as tecnologias geoespaciais. (ver box).

Premiação

Durante o evento será realizada a entrega do Prêmio MundoGEO#Connect, que tem como objetivo valorizar instituições, empresas e profissionais ligados ao setor que obtiveram destaque em suas realizações.

Serão reconhecidos pessoas e organizações que se destacaram pelo nível de inovação e solução na utilização das ferramentas geotecnológicas. Fique ligado e veja, em breve, como participar do prêmio MundoGEO#Connect.

Em uma pesquisa online, no início de junho, a comunidade de geotecnologias indicou que é muito importante a realização de momentos de confraternização durante um evento. Logo, esta premiação faz parte de um processo que possibilitará o networking entre os presentes, proporcionando um ambiente de interação descontraído e informal.

Redes Sociais

Além das páginas do MundoGEO#Connect no Twitter, Facebook e LinkedIn, o encontro conta também com a Geo#Connect, uma rede social criada especificamente para o debate de assuntos do evento.

Sua principal função é conectar antecipadamente os participantes com os expositores, palestrantes e debatedores do evento. Além disso, os participantes também podem interagir com a organização do evento, enviando sugestão de temas, palestrantes e debatedores.

De acordo com Ágatha Branco, coordenadora do evento, a rede Geo#Connect tem como objetivo ser um espaço para discutir os temas antes, durante e depois do evento. “Promover encontros que divulguem as geotecnologias faz parte do lema do Grupo MundoGEO. Divulgar a importância da geoinformção para o mercado é o que gostamos de fazer, e poder utilizar uma rede social exclusiva para falar sobre o evento é a realização de conectar todos em um único lugar”.

O MundoGEO#Connect não se restringirá aos dias 14 a 16 de junho de 2011. Na verdade, o evento já começou e está sendo debatido na web. Acesse www.mundogeoconnect.com e participe desta rede você também!

Eventos anteriores

O Grupo MundoGEO já promoveu vários eventos, desde 1998, nas cidades de Curitiba, Recife e Brasília. Desde 2009, o projeto Seminários InfoGEO & InfoGPS realizou oito eventos presenciais na cidade de São Paulo e 12 webinars, reunindo no total mais de 10 mil profissionais de todo o Brasil.

O formato de um evento, pautado em modelos de discussões com total interação com os participantes, aliado a uma discussão intensa e diferenciada, provou ser uma excelente receita para provocar o mercado e promover debates inteligentes. O índice de aprovação dos seminários superou 85%, nos quesitos qualidade de conteúdo, organização e divulgação.

MundoGEO#Connect 2012 já está marcado

Você não leu errado. É isso mesmo: o evento MundoGEO#Connect já tem data e local marcados para 2012. Segundo Emerson Granemann, diretor do Grupo MundoGEO, a proposta do evento é ser anual e se tranformar no principal evento latinoamericano do setor. “Marque na sua agenda, de 29 a 31 de maio de 2012, em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca. Inclusive, algumas empresas já estão começando a fazer suas reservas no evento, que terá uma área maior, prevendo o crescimento natural em sua segunda edição”.

O Grupo MundoGEO acredita muito na fundamental importância de um evento 100% conectado às redes sociais, na conversão digital para sua transmissão parcial online, que acolha todas as marcas e os tipos de usuários, que seja uma referência para especialistas e atraente para o público novo. “Esta é a proposta do MundoGEO#Connect: reunir e integrar, num ambiente aberto para todas as empresas, sem distinção, quem precisa se atualizar, ampliar sua rede de contatos e fazer bons negócios”, finaliza Emerson.

Seminário Geocertificação de Imóveis Rurais, realizado em 23 de setembro de 2010 pela MundoGEO

Grade preliminar

Esta grade foi elaborada para permitir que o interessado possa escolher a programação e fazer sua inscrição para cada seminário ou curso separadamente.

Conecte-se!

“Espero que o MundoGEO#Connect diversifique a abordagem de temas relativos às geotecnologias e os relacione entre si, mostre o lado de aplicação, os problemas encontrados, o que poderia ser evitado e o que fazer para melhorar em projetos futuros”.
Fátima Alves Tostes, assessora de diretoria da Base

“O país não poderia deixar de ter um grande evento que englobasse cartografia, sensoriamento remoto, GIS e serviços de localização. Num modelo mais moderno, em local de fácil acesso e com as melhores empresas da atualidade apresentando seus produtos e soluções, o MundoGEO#Connect tem tudo para ser o evento do ano”.
Felipe Seabra, gerente de marketing da Digibase

“O Grupo MundoGEO, ao longo de seus 12 anos de parceria com a Sisgraph, sempre se pautou pela competência, ética e profundo conhecimento do mercado. O lançamento do MundoGEO#Connect é mais um marco para a divulgação da geotecnologia no país”.
Fernando Schmiegelow, diretor de marketing da Sisgraph

“Consideramos o MundoGEO#Connect uma oportunidade única para a troca de conhecimento do mercado de sensoriamento remoto no Brasil, aliando a demanda corporativa e do governo com os fornecedores de soluções e serviços com valores agregados”.
Marzio Laurenti, diretor da Telespazio Brasil

“Estamos construindo um novo futuro como a empresa que mais cresce em vendas no Brasil, e o MundoGEO#Connect será a oportunidade perfeita para mostrar isso ao mercado”.
Rafael Guandalini, diretor de operações da Alezi Teodolini

“Estou contente e ansioso pela realização do MundoGEO#Connect. Acredito muito na organização, por parte do Grupo MundoGEO. É uma grande oportunidade para mostrar os novos produtos que lançamos este ano, para um público qualificado”.
Kleber de São José, gerente comercial da Furtado&Schmidt

“Esperamos que o MundoGEO#Connect se torne, de fato, o principal evento agregador da geoinformação no país, concentrando os principais players do mercado, sejam eles fornecedores de dados, desenvolvedores de projetos e tecnologia e compradores. Será muito bom ver e ouvir o que o mercado está dizendo”.
Marcelo Tucunduva Spera, coordenador de marketing da Engemap

“Estamos ansiosos em relação ao mercado em 2011. Com o crescimento econômico inédito no país, a expectativa é de que, no próximo ano, os investimentos do governo e do setor privado continuem ainda maiores”.
Felipe Rezende, diretor comercial da Tecnosat

“Tenho expectativa de que o MundoGEO#Connect deva atrair grande número de participantes. Impulsionados pelo aquecimento do mercado e a falta de profissionais da área de geo, estarão em busca da geoinformação e de novas tecnologias para o segmento”.
Carlos Alberto Pimentel, diretor da Geocenter

+Informações: www.mundogeoconnect.com, connect@mundogeo.com, twitter.com/mundogeoconnect ou +55 41 3338 7789