Foi lançado no final de janeiro o primeiro mapa global de permeabilidade da superfície do solo.

Uma iniciativa de cientistas americanos da Universidade de British Columbia em colaboração com investigadores da US Geological Survey, da Universidade de Hamburgo (Alemanha) e da Universidade de Utrecht (Holanda), os mapas e dados foram publicados na revista Geophysical Research Letters, no dia 21 de janeiro deste ano.

Baseando-se em dados dos tipos de rocha das diferentes regiões de globo os investigadores cartografaram, pela primeira vez, a permeabilidade do solo até 100m de profundidade, o que permitirá uma melhor gestão do consumo de água e contribuirá para melhorar a modelação climática.

Mapas de permeabilidade do solo. Global em cima e América do Norte abaixo.

Através deste mapa, concretizado por cientistas americanos e europeus a partir de dados globais do tipos de rocha que compõem o solo, vai ocorrer uma melhora significativa das práticas de gestão do consumo de água e de modelação climática. Até então existiam apenas mapas de permeabilidade da superfície do solo relativos a áreas restritas e que avaliavam apenas os 2 metros de solo mais superficiais.

O estudo inclui um mapa global com uma resolução de 13.000 quilômetros quadrados, e um mapa muito mais detalhado da América do Norte, com resolução de 75 quilômetros quadrados.

A pesquisa também contribui para melhorar a qualidade dos dados já existentes referentes à permeabilidade, através da compilação de modelos hidrogeológicos em escala regional, levando em conta uma variedade de configurações, em vez de se basear somente em dados de permeabilidade de pequenas áreas.

Fonte: ScienceDaily

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.