Lançado em 1966, o projeto World Soil Information Database tem reunido uma grande coleção com mais de 20 mil artigos, relatórios sobre países, livros e mapas, com ênfase nos países em desenvolvimento.

O tema principal do projeto são os solos, porém relacionados com informações geográficas do clima, geologia, geomorfologia, vegetação, uso da terra, sustentabilidade, entre outros fatores. A coleção de mapas conta com mais de 6 mil itens, a maioria na escala 1:250.000 ou menor. Muitos deles são complementados por relatórios e materiais temáticos derivados.

Apesar de estar fisicamente instalado na Holanda, o World Soil Information Database disponibiliza para qualquer usuário os mapas e materiais para download. Dentre as oções que podem ser baixadas estão 3,6 mil mapas digitais em alta resolução, 600 relatórios em formato pdf, pesquisas específicas por país com base no Google Maps, entre outras.

Pesquise e baixe

Mais de 5 mil mapas do Arquivo Digital Europeu de Mapas de Solo (EuDASM, na sigla em inglês) também estão disponíveis no World Soil Information Database. Para acessá-los, siga os passos a seguir:

1 – Acesse http://library.wur.nl/isric.

2 – Na página inicial, clique em World Soil maps – EuDASM, na coluna do lado esquerdo da página.

3 – Escolha o continente (por exemplo, Latin America & Caribbean Islands) e então em Display Maps.

4 – Na próxima tela, escolha se você quer visualizar os mapas por país, por escala, por ano ou por palavra-chave.

5 – Será aberta uma lista com centenas de mapas do continente escolhido, disponíveis para
download.