O recente terremoto que atingiu o Japão, um dos maiores já registrados, parece ter movido a ilha por cerca de 2,4 metros. As informações são da Agência Geológica dos Estados Unidos.

Este terremoto de magnitude 8,9, ocorrido na última na sexta-feira, desencadeou uma terrível tsunami que atingiu as cidades na costa do nordeste do Japão, destruindo tudo em seu caminho.

Ainda segundo a Agência, o terremoto e sua mudança tectônica resultou em “falhas de impulso” ao longo da fronteira do Pacífico e das placas da América do Norte.

A placa do Pacífico desliza para baixo da borda do extremo oeste da placa da América do Norte a uma taxa de cerca 83 milímetros por ano, mas um terremoto colossal pode fornecer atividade suficiente para mover drasticamente as placas, com consequências catastróficas. Movimentos semelhantes ocorreram no Chile e na Indonésia.

Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 perto de Sumatra provocou um tsunami que matou um número estimado de 228.000 pessoas. O terremoto que ocorreu perto da costa do Chile foi de 8,8 em fevereiro de 2010 matou mais de 500. Já o terremoto que devastou o Haiti foi de 7,0 graus, sendo menor que vários terremotos subsequentes ocorridos no Japão.

Especialistas declararam que uma estação GPS foi deslocada por 2,4 metros e que vão utilizar dados do sistema para determinar a extensão real do deslocamento das terras japonesas.

Siga o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.